Caminhada Azul encerra mês da Conscientização Sobre o Autismo em Mogi
Para encerrar a programação do Abril Azul, mês que celebra o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (marcado em 2 de abril), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o Instituto Ativar, realizará neste domingo (30), às 7h30, a Caminhada Azul. A concentração será na Avenida Cívica com destino ao Parque Centenário. […]
Reportagem de: O Diário
Para encerrar a programação do Abril Azul, mês que celebra o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (marcado em 2 de abril), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o Instituto Ativar, realizará neste domingo (30), às 7h30, a Caminhada Azul. A concentração será na Avenida Cívica com destino ao Parque Centenário. O percurso tem cerca de 5km.
Ao todo, 400 participantes confirmaram presença na ação que tem como objetivo incentivar a prática de atividade física como manutenção da saúde e promoção do bem-estar e qualidade de vida, além de incentivar a população a ser mais inclusiva, como explica a seguir o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira.
“Mogi das Cruzes é a terra dos esportes, venham participar desta caminhada de valorização da vida. Será uma manhã agradável e queremos que os participantes, além de se divertir, possam refletir e inspirar práticas inclusivas, desmistificando assim os velhos preconceitos e estereótipos”, disse o secretário de Esportes e Lazer.
A dica para aproveitar a Caminhada Azul é usar roupas confortáveis e leves, tênis ou calçados macios, levar uma garrafinha de água e outros acessórios que deixem o passeio ainda mais divertido.
Ações Abril Azul
As ações que marcaram a importância da Conscientização Sobre o Autismo em Mogi das Cruzes foram realizadas ao longo do mês e a programação contou com o 2° Piquenique Azul, no Parque Centenário (realizado pela secretaria de Saúde), Olimpíada Azul 2023 (realizado pela secretaria de Esportes), ações da secretaria de Educação com foco no atendimento da educação especial por meio de atividades de conscientização (Dia A da Emesp e CURTATEA do Departamento de Educação Especial e Inclusiva) e formação de profissionais da Pasta. A secretaria de Segurança realizou um treinamento direcionado ao atendimento à pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).