Diário Logo

Notizia Logo

Central de Movimentos Populares de Mogi define diretoria e projetos

  O distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, foi sede do Congresso Regional da Central dos Movimentos Populares, a CMP do Alto Tietê, que congrega os diversos movimentos sociais da região, como os ligados a questões de moradia, serviços públicos, segurança alimentar, educação, mulher, LGBTQUI + e negros, entre outros. No encontro, Maria Aparecida […]

27 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

 

O distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, foi sede do Congresso Regional da Central dos Movimentos Populares, a CMP do Alto Tietê, que congrega os diversos movimentos sociais da região, como os ligados a questões de moradia, serviços públicos, segurança alimentar, educação, mulher, LGBTQUI + e negros, entre outros.

No encontro, Maria Aparecida Mattos, também conhecida como Cida Mattos, ligada à Central Pró-Moradia Suzanense (Cemos), muito atuante na região de Suzano, foi escolhida, pelos votos dos participantes, para o cargo de coordenadora do CMP, ficando a vice-coordenadoria com Davi Rodrigues, atual diretor da unidade de Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (Cati), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura.

Ainda na mesma reunião, a ex-candidata a vereadora e advogada Sônia Beraldo foi escolhida para compor a Coordenação Regional da CMP mogiana.

O encontro serviu também para definir os principais pontos da pauta de atuação do movimento  na região do Alto Tietê. Moradia popular, geração de renda por meio do cooperativismo e segurança alimentar para a população são metas a serem alcançadas com a organização de políticas de abastecimento, que deverão ter como ponto de partida a instalação de uma unidade da Ceagesp no município de Mogi das Cruzes.

Sobre a questão da Ceagesp, a instalação na cidade vem sendo articulada junto ao governo federal do presidente Lula (PT), usando como argumento a importância do chamado Cinturão Verde da Grande São Paulo, onde estão cerca de 5 mil famílias de agricultores, três assentamentos federais e sete cooperativas de agricultura familiar.

Os entendimentos para a vinda para Mogi de uma unidade da Ceagesp, já foram noticiados pela coluna, recentemente, numa entrevista do ex-vereador e virtual candidato a prefeito Rodrigo Valverde (PT), que também participou da assembleia para a criação da CMP na região.

 

Coca-Cola

Durante a permanência em Brasília, o prefeito Caio Cunha (PODE) esteve reunido com a diretoria da Coca-Cola, com quem discutiu a possibilidade de uma parceria entre a Prefeitura mogiana e a empresa para a implantação de um projeto piloto de engenharia reversa de garrafas pet.

“Um plano que deve unir sustentabilidade, tecnologia e inovação para assegurar o desenvolvimento de Mogi”, afirmou o prefeito.

 

Com Tarcísio

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) trocou Brasília por São Paulo, na manhã desta quarta-feira (26). Seguiu direto do aeroporto para o Palácio dos Bandeirantes, para um encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), onde tratou da implantação, em São Paulo, do Programa Jovem Aprendiz, que deverá oferecer  16 mil vagas de empregos para jovens a partir dos 14 anos.

Ainda não está decidido o número de vagas a serem oferecidas em Mogi e região do Alto Tietê.

 

Balanço

O presidente da Câmara, vereador Marcos Furlan (PODE) realiza, nesta quinta-feira (27), um encontro com jornalistas para prestação de contas de seu mandato. Será às 19 horas, na Câmara Municipal.

Deve abordar a questão sucessória, que já movimenta os bastidores do Legislativo e também poderá dar informações sobre a viagem feita ao lado do prefeito Caio Cunha, a Brasília, para visitar uma série de ministérios e outros setores da administração e política federal.

 

Pesquisas

O mercado das pesquisas eleitorais anda por demais aquecido em Mogi, por conta das eleições municipais de 2024. Existem pelo menos três já realizadas e quem teve acesso a elas garante que os resultados estão muito próximos, o que significa que o eleitorado já começa a se balizar em relação à sucessão municipal, embora o quadro de candidatos ainda não esteja totalmente definido.

Em todas elas, lidera um político que já garantiu a este jornal: não sairá candidato por Mogi nas próximas eleições, embora não descarte voltar a disputar a Prefeitura, mais no final de sua carreira.

 

Candidato a vice

Sendo ou não eleito presidente da Câmara para o derradeiro ano da atual legislatura, o decano vereador Pedro Komura (PSDB) está pronto para ser candidato a vice de algum candidato que tenha ligação com seu grupo político na cidade. O vereador traz com ele o cacife eleitoral de quem está há nove mandatos consecutivos no Legislativo, sempre vencendo as disputas que participa.

 

Veja Também