Diário Logo

O Diário Logo

Com 89 de 94 votos, André do Prado é eleito presidente da Alesp

Sem surpresas, André do Prado (PL), deputado que representa a região do Alto Tietê, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para o biênio 2023-2024. Da base de apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele contou com os votos de diversos partidos.  Prado recebeu 89 votos dos 94 possíveis contra o único concorrente. A cerimônia de posse […]

15 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

Sem surpresas, André do Prado (PL), deputado que representa a região do Alto Tietê, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para o biênio 2023-2024. Da base de apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele contou com os votos de diversos partidos. 

Prado recebeu 89 votos dos 94 possíveis contra o único concorrente. A cerimônia de posse dos deputados aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), acompanhada pela eleição da Mesa Diretiva. 

Ex-prefeito de Guararema entre 2005 e 2008, o político está em seu terceiro mandato como deputado estadual. 

A eleição foi comemorada na região. Minutos após a eleição de Prado, o prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, de Guararema, parabenizou o deputado. “Hoje, nossos olhares se voltam a André, que merece todos os louros desta vitória que é chegar à presidência da Alesp, um cargo importante não apenas para que continuemos lutando por repasses de recursos a Guararema, como também e, principalmente, pelo reconhecimento de seu trabalho sério e de resultados para toda a região. 

Prado avalia que este é um momento único na vida: “Quero agradecer a Deus de estar propiciando este momento único da minha vida. Jamais imaginei chegar aqui como deputado e hoje tenho essa honra dada por vocês, deputados, de ser eleito presidente desta casa”, disse o deputado, após ser eleito. 

Ele agradeceu o mogiano Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e também citou o governador Tarcísio pela “confiança e pelo apoio”. “Vamos juntos trabalhar por um estado mais forte, humano e desenvolvido”, afirmou.

O político conseguiu também o apoio do PT e de outros partidos da oposição quando se comprometeu a seguir a proporcionalidade.

Memória

Acompanhe a trajetória eleitoral de André do Prado

1992 – 241 votos (elegeu-se vereador, em Guararema)

1996 – 269 votos (reeleição para vereador)

2000 – 7.019 votos (eleito vice da prefeita Conceição Alvino de Souza)

2004 – 7.536 votos (eleito prefeito de Guararema)

2010 – 86.346 votos (eleito deputado estadual)

2014 – 164.589 votos (reeleito deputado estadual)

2018 – 123.343 votos (nova reeleição para deputado estadual)

2022 – 216.268 votos (recente reeleição, com votação recorde)

Cerimônia 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou nesta quarta-feira (15) a cerimônia de posse dos 94 deputados e deputadas que foram eleitos nas últimas eleições e que comporão a 20ª Legislatura do órgão. Do total dos parlamentares da próxima composição do Legislativo paulista, 55 já estão em exercício na atual legislatura, que está no fim, e foram reeleitos para mais quatro anos.

Entre eles, estarão dois representantes do Alto Tietê, os deputados André do Prado e Marcos Damasio, ambos do PL.

São 42 deputados e 13 deputadas reconduzidos ao cargo. Os perfis dos agentes públicos variam bastante. Há, por exemplo, parlamentares que iniciarão o segundo mandato consecutivo na Alesp, enquanto outro está prestes a completar 30 anos ininterruptos na Casa.

 

Veja Também