Diário Logo

Notizia Logo

Com deficit de 1,3 mil vagas, inscrição para creche abre nesta segunda (31) em Mogi

Com uma novidade, a  Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes abrirá o período de inscrições do Cadastro Municipal Unificado (CMU) para crianças de zero a cinco anos a partir desta segunda-feira (31). A partir de agora, o método empregado há alguns anos será alterado: em qualquer período do ano, os pais e/ou responsáveis […]

30 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Com uma novidade, a  Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes abrirá o período de inscrições do Cadastro Municipal Unificado (CMU) para crianças de zero a cinco anos a partir desta segunda-feira (31). A partir de agora, o método empregado há alguns anos será alterado: em qualquer período do ano, os pais e/ou responsáveis poderão fazer a matricula das crianças nas plataformas digitais ou presencialmente nas unidades municipais.

Mogi das Cruzes segue com um deficit de cerca de 1,3 mil vagas, segundo afirmou Alexandre Uchikawa, diretor-financeiro da Secretaria Municipal de Educação, em entrevista à TV Diário. Esse número flutua, no início do ano era bem maior: cerca de 2 mil.

Até o início o início deste ano, os interessados em vagas públicas teriam de fazer a inscrição em períodos como março e outubro. 

A entrega de novas escolas têm conseguido reduzir a procura, alvo de uma ação do Ministério do Público resultou em um Termo de Ajustamento de Conduta, em 2021, que previa o fim dessa espera por vaga até 2024 (reveja aqui).

No Início deste ano, a cidade registrava um deficit de cerca de 2 mil vagas, e uma outra preocupação do prefeito Caio Cunha era superar as deficiências no aprendizado legadas pela pandemia (veja reportagem).

A rede municipal de Educação começou 2023 com 47.028 crianças atendidas nas escolas e creches – no ano passado, esse contingente era de 46.707.

Como será

As inscrições para o Cadastro Municipal Único, que regula o ingresso dos alunos e crianças nas unidades da cidade, são destinadas às vagas na Educação Infantil em período integral em creches municipais e subvencionadas.

Pais e responsáveis poderão fazer a matrícula pelo portal da Secretaria Municipal de Educação – acesse aqui https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br) – ou ainda pelo aplicativo Educa+Mogi, disponível no site http://www.se-pmmc.com.br/educamaismogi/app/ , nas lojas de aplicativos oficiais para Android e iOS.

A Prefeitura informa que outra alternativa para os cidadãos que tiverem dificuldades de acesso a internet ou de preenchimento da inscrição on-line é fazer a inscrição presencialmente nas creches.
 
Para as inscrições on-line é necessário preencher o formulário eletrônico e enviar, em formato de arquivo de imagem, a certidão de nascimento do aluno, comprovante de endereço, RG e CPF do responsável legal e uma selfie do requisitante segurando um documento com foto. 

A atualização dos dados como endereço, telefone, renda e situação de trabalho poderá ser realizada pela creche, caso os pais e/ou responsáveis a solicitem, de forma presencial.

Os critérios para o atendimento continuam os mesmos e o encaminhamento dos alunos será feito de acordo com a disponibilidade de vagas.

Mudança

Na última sexta-feira (28), os profissionais das creches participaram de um treinamento com a Divisão de Planejamento de Demanda e Oferta (PDO) em parceria com o Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) da Secretaria de Municipal Educação para serem orientadas tecnicamente sobre o novo processo de inscrições do CMU.

Com a abertura permanente do CMU, a pasta acredita que terá um mapeamento mais dinâmico da demanda para planejar melhor as ações, como a construção de novas unidades e ampliações.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5086 ou pelo e-mail: [email protected].

 

*Matéria atualizada nesta segunda-feira (31) para a correção do nome de Alexandre Uchikawa, diretor-financeiro da Secretaria Municipal de Educação.

Veja Também