Diário Logo

Notizia Logo

Começa hoje a XIX Feira de Artesanato e Variedades da APAE de Mogi

A partir de hoje, 10 de maio, tem início a XIX Feira de Artesanato e Variedades “Esther Bassi Casella” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes. O evento acontece até sexta-feira, dia 12 de maio, das 14h às 20h, na Quadra de Esportes da organização social, no Jardim Betânia. […]

10 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

A partir de hoje, 10 de maio, tem início a XIX Feira de Artesanato e Variedades “Esther Bassi Casella” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes. O evento acontece até sexta-feira, dia 12 de maio, das 14h às 20h, na Quadra de Esportes da organização social, no Jardim Betânia.

Mais de 60 artesãos da região de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê participam da feira, que está em sua 19ª edição. Organizada pelo Clube de Mães da APAE de Mogi das Cruzes, a feira é beneficente e tem entrada gratuita.

Os trabalhos artesanais à venda incluem patchwork, bordados (ponto-cruz e em crivo), bolsas e nécessaires, crochê, biscuit, bijuterias; trabalhos em E.V.A. e tear, bonecas de pano, oshibana, chinelos personalizados, caixas para decoração em MDF, sabonetes e aromatizador de ambientes e sabonetes personalizados e flores naturais. Além disso, o público terá à disposição uma Praça de Alimentação, onde serão comercializados quitutes como pastel, lanche de pernil e refrigerantes.

A coordenadora administrativa da APAE de Mogi das Cruzes, Olímpia Marques, destaca a importância da feira em vários aspectos: “Esta feira faz parte do calendário anual de eventos da APAE, além de ser muito aguardado pelos expositores, que contam com mais um espaço para esses empreendedores venderem os seus produtos.

A APAE aproveita para comercializar os quitutes na lanchonete, cuja renda arrecadada também fica na instituição”.

A porcentagem revertida para a APAE de Mogi, explica Olímpia, “é destinada para ajudar no pagamento de alguns funcionários (feito com recursos próprios)”. A homenageada Esther Bassi Casella, falecida em novembro de 2018, foi coordenadora do Clube de Mães e a idealizadora da Feira de Artesanato e Variedades. A atual coordenadora é Amélia Lins Rodrigues, que conta com um quadro de sete voluntárias permanentes e outros que vão em cursos e palestras específicas.

Estão no Clube, cerca de 120 mães, que fazem uma série de atividades nos períodos da manhã e tarde. “Quando a mãe da APAE coloca o seu filho na instituição, esse é o momento delas, porque elas sabem que ele está sendo muito bem cuidado, seja na escola ou em alguma terapia. É onde ela tem a oportunidade de interagir com outras mães, dividindo alegrias e tristezas, conversar com profissionais, produzir artesanato ou ler

Veja Também