Comércio muda o horário de funcionamento a partir de segunda-feira, 7
A partir desta segunda-feira, dia 7, os horários de funcionamento de lojas e centros de compras passam a atender às novas regras estabelecidas na fase amarela estabelecida pelo Plano São Paulo de Retomada Econômica para conter o avanço dos casos da Covid-19. As principais diferenças são a redução de duas horas de abertura ao público […]
Reportagem de: O Diário
A partir desta segunda-feira, dia 7, os horários de funcionamento de lojas e centros de compras passam a atender às novas regras estabelecidas na fase amarela estabelecida pelo Plano São Paulo de Retomada Econômica para conter o avanço dos casos da Covid-19. As principais diferenças são a redução de duas horas de abertura ao público e a restrição da capacidade de público em 40%.
Essas medidas estão descritas em um novo decreto sancionado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Comitê Gestor da Retomada Gradativa das Atividades Econômicas.
A reclassificação de todo o Estado de São Paulo para a atual fase foi determinada pelo Governo do Estado, e há mobilização de entidades ligadas ao comércio para alterar as regras para facilitar o atendimento ao consumidor neste final de ano.
Por enquanto, vale a restrição do horário, a partir de segunda-feira. Os comerciantes alegam que o ideal seria ampliar o horário de funcionamento para descentralizar o atendimento e reduzir as chances de contágio do novo coronavírus. (veja mais).
Na fase amarela, o horário de funcionamento diário de todos os segmentos volta a ser de até 10 horas por dia. Confira todas as mudanças.
Novamente, como em outros períodos da pandemia, o horário de funcionamento deverá ser informado à Prefeitura por meio de um formulário online, e afixado em local visível na fachada do estabelecimento comercial, conforme modelo.
As especificações para cada setor e os protocolos sanitários estão disponíveis na página da Flexibilização da Quarentena no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
“A Prefeitura realizou os estudos necessários e conversas com os mais diferentes segmentos ainda no mês de julho com a entrada do município na fase amarela e com a reclassificação nesta semana realinhou e readequou as medidas e os protocolos. As medidas passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, e não imediatamente, afim de oferecer um tempo de preparo e readaptação às pessoas”, disse o responsável pelo Comitê Gestor, o vice-prefeito Juliano Abe.
O Comitê ressalta que o uso de máscaras, o fornecimento de álcool em gel por parte dos estabelecimentos comerciais, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa e a observância ao protocolo sanitário de cada segmento mantêm-se obrigatórios. Outras informações sobre o Comitê pelo telefone 4798-5171 e pelo e-mail [email protected]
Mogi Shopping
A mudança vai alternar o horário de abertura do Mogi Shopping, que passa a ser das 12 às 22 horas com 40% de ocupação.
No local, informa a direção, os clentes contam com álcool em gel e lavatórios nos corredores. A medição de temperatura é realizada nas entradas em clientes e lojista. O uso de máscara é obrigatório e a desinfecção das áreas comuns segue reforçada.
As lojas funcionam de segunda-feira a sábado, das 12 às 22 horas, e aos domingos e feriados o funcionamento é opcional antes das 14 e após às 20 hpras.
A Praça de Alimentação abre todos os dias, das 12 às 22 horas, e os serviços, das 11 às 21 horas.
Alternativas para atender ao cliente foram criadas no centro de compras, como a Vitrine Virtual, que permite ao cliente conferir os produtos de destaque das marcas preferidas e falar com a loja, sem sair de casa. O sistema Drive Thru opera todos os dias.
Para acompanhar as informações do Mogi Shopping, basta seguir o perfil @mogishopping.
Suzano Shopping
Praça de Alimentação das 12 às 22 horas. A Academia funciona das 6 às 10 horas e das 16 às 22 hpras; e o Poupatempo das 8 às 17 horas.