Diário Logo

O Diário Logo

CPTM integra Linha 11 Coral à Estação Palmeiras em 2024; veja o que muda

No site da CPTM, uma notícia detalha os planos da estatal para a Linha 11-Coral, que atende os moradores das cidades do Alto Tietê, e passará a chegar na Estação Palmeiras-Barra Funda, permitindo a conexão com a Linha 13-Jade, que garante o acesso ao Expresso Aeroporto. Nas últimas semanas, as mudanças na sinalização nas linhas […]

5 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

No site da CPTM, uma notícia detalha os planos da estatal para a Linha 11-Coral, que atende os moradores das cidades do Alto Tietê, e passará a chegar na Estação Palmeiras-Barra Funda, permitindo a conexão com a Linha 13-Jade, que garante o acesso ao Expresso Aeroporto. Nas últimas semanas, as mudanças na sinalização nas linhas geraram expectativa nos passageiros, especialmente os que se utilizam no sistema entre os terminais Luz e Estudantes, em Mogi das Cruzes. Isso porque no ponto inicial, nos horários de pico, os usuários costumam enfrentar uma dura disputa por um assento nos horários de pico.

Em março passado, segundo levantamento encontrado no site da CPTM, nas cidades da região, 3,4 milhões de pessoas embarcaram nas composições no trajeto entre Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, indo ou retornando de São Paulo.

Na última sexta-feira (2), a CPTM divulgou que a integração nestas duas linhas deverá começar no semestre deste ano, permitindo uma maior mobilidade entre os usuários e a otimização do sistema entre as zonas Oeste e Leste da Capital Paulista. As mudanças na Linha 11 – Coral serão projetadas para 2024.

As duas opções, Linha 13-Jade, via serviço Expresso Aeroporto, e da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, que hoje atende a Linha 7-Rubi da CPTM, terão nova parada final, que dá acesso ao terminal rodoviário e ampliar as possibilidade de integração.

A promessa é que a mudança irá tornar mais rápida a viagens na rede de transporte público metropolitano.

Ainda não é divulgada data definitiva, mas as alterações ocorrerão, segundo a CPTM, a partir do segundo semestre deste ano.

VEJA TAMBÉM: O jornalista Darwin Valente analisou as mudanças em reportagem sobre a espera de Mogi das Cruzes pelo trem de passageiro até César de Souza.

Os trens do Expresso Aeroporto (Linha 13-Jade) vão chegar à Estação Palmeiras-Barra Funda. Com isso, será possível chegar até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

Já no segundo semestre do ano que vem, os passageiros passarão a contar com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste da Capital.

A CPTM explica que a extensão da Linha 13-Jade para a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitou a implantação dessa estratégia pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia.

A previsão é que a ampliação da linha poderá diminuir “a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada”.

Está nessa mudança, um preocupção dos passageiros hoje porque a Linha 11 já parte, da Luz, em grande parte da grade de horários, lotada – com o novo sistema, as composições já deverão chegar com passageiros no ponto que não será mais o inicial, (como ocorre hoje).

Em teste

As obras para as mudanças estão acontecendo. Nas plataformas que receberão as composições das linhas já foram colocadas as placas indicativas sobre os novos destinos. Os trabalhos acontecem durante a madrugada, na estação e no trecho entre a Barra Funda e a Estação Luz.
Na Linha 13-Jade a atuação no momento é para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda.

“Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Estudantes

Já na Linha 11-Coral, a linha mais movimentada de toda a CPTM, a atuação também se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda.

A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás. 

Projeto

Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Com valor de R$ 158 milhões, o contrato contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas. Dentre as atividades contempladas no contrato estão os sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia.

Veja Também