Diário Logo

O Diário Logo

CPTM planeja adesivagem para Trens do Expresso Turístico

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem planos de adesivar os trens do Expresso Turístico, que tem trajeto até Mogi das Cruzes. Os detalhes do serviço não foram divulgados, mas o trabalho deve dar uma cara nova aos carros. A companhia mira a expansão do serviço de turismo ferroviário ainda neste ano.  De acordo […]

15 de agosto de 2023

Reportagem de: O Diário

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem planos de adesivar os trens do Expresso Turístico, que tem trajeto até Mogi das Cruzes. Os detalhes do serviço não foram divulgados, mas o trabalho deve dar uma cara nova aos carros. A companhia mira a expansão do serviço de turismo ferroviário ainda neste ano. 

De acordo com o aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Estado, a CPTM está buscando a “prestação de serviços de produção e instalação de adesivo externo em veículos terrestres para adesivagem dos carros de passageiros prefixos pi-3253, si-3255, si-3259 e si-3254 e da automotriz prefixo cptm1 946003-9 utilizados no serviço do expresso turístico”. A informação foi constatada pelo portal especializado Via Trolebus. 

A sessão pública para a licitação está agendada para o próximo dia 29, às 09 horas. 

O Expresso Turístico oferece três rotas distintas partindo da estação da Luz: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Ao proporcionar aos passageiros a oportunidade de explorar esses destinos, promove o turismo ferroviário na região.

Expansão

Em julho, a CPTM declarou a Imply Rental Locação de Equipamentos e Serviços Ltda. como vencedora da licitação para “prestação de serviços especializados em administração de bilheteria, com venda de ingressos exclusivamente por canal online, para o serviço do expresso turístico”.

A empresa foi contratada para fazer a venda online da bilheteria do trajeto, que tem planos de ser expandido. A ideia é definir novos trajetos para o trem, que parte da Estação Luz, na Capital. 

Também são planos incorporar  dois novos carros e desenvolver produtos para explorar receitas de mídia e de varejo. 

Trajeto

Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história durante o trajeto.

Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem do Expresso Turístico.

Ingressos no site https://expressoturisticocptm.eleventickets.com/#!/home . No momento da publicação desta reportagem, a compra para a viagem até Mogi constava como ‘disponível em breve’. 

Veja Também