Diário Logo

O Diário Logo

Deputados discutem o futuro do Pronto-Socorro do Hospital Luzia, em Mogi

No dia 1º de fevereiro de 2021, a direção do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo decidiu que a partir daquela data, o seu Pronto-Socorro só atenderia aos casos de urgência e emergência, deixando de receber as pessoas que iam até lá em busca de solução para seus problemas de saúde. A decisão foi […]

7 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

No dia 1º de fevereiro de 2021, a direção do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo decidiu que a partir daquela data, o seu Pronto-Socorro só atenderia aos casos de urgência e emergência, deixando de receber as pessoas que iam até lá em busca de solução para seus problemas de saúde. A decisão foi recebida com reserva pela população e políticos que passaram a fazer pressão pela reabertura do PS ao público em geral. O hospital não voltou atrás e, em sua campanha, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu que reabriria o setor logo após a posse. Não cumpriu a promessa. Este jornal foi ouvir os deputados que representam a região do Alto Tietê sobre o assunto. Veja o que eles disseram:    

Marcos Damasio
Deputado estadual do PL

Sempre defendemos a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo para a população de Mogi das Cruzes e região.

Em minha opinião, a reabertura trará mais agilidade e segurança às pessoas que enfrentam uma urgência ou emergência médica, podendo ir diretamente ao Pronto-Socorro, sem depender do encaminhamento via Cross, que geralmente é bastante demorado e complicado.
Desde o início, defendemos a reabertura e, ainda no governo anterior, apresentamos o pedido de reabertura. 

Mas com a mudança na administração estadual, informamos a situação ao governador Tarcísio e sua equipe, que já estão estudando o assunto. 

Em breve, teremos um encontro com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, na qual vamos reforçar o pedido e confiamos no atendimento de nossa reivindicação, que será algo muito positivo para a população de Mogi e toda a região do Alto Tietê.

 

Marcio Alvino
Deputado federal do PL

Sou a favor da reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Regional Luzia de Pinho Melo! 
Junto ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado e ao deputado estadual Marcos Damasio, farei gestão junto ao governo do Estado para sensibilizar o governador Tarcísio de Freitas para que essa questão seja prioridade. 
Esse é um serviço que já foi prestado pelo hospital e que é muito importante para a população de Mogi das Cruzes e toda a Região do Alto Tietê.

 

Rodrigo Gambale
Deputado federal do Podemos

A reabertura do PS do Luzia é de extrema importância, porque após a pandemia, o Alto Tietê ficou muito defasado no pronto-atendimento de portas abertas, com a desativação do setor em diversos hospitais da região de Itaquá e Ferraz. Mas é preciso levar em consideração que muitas pessoas procuram o pronto-socorro sem necessidade, com problemas que poderiam ser resolvidos num posto de saúde ou numa Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

As prefeituras precisam investir mais no atendimento prévio e é por isso que eu defendo a implantação do Médico de Família, que atende a pessoa em casa e tem condições de realizar um trabalho preventivo.

As pessoas só vão aos prontos-socorros porque têm certeza de que vão sair de lá atendidas e com medicamentos, enquanto os postos chegam a marcar consultas para até três meses. Vamos exigir dos governos estadual e federal abertura de novos postos ou UPAs. Até lá, vamos continuar lutando pela abertura do PS do Hospital Luzia. 

 

André do Prado
Deputado estadual do PL

Eu não tenho dúvidas de que a Secretaria de Estado da Saúde tomará a melhor decisão a respeito da reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Regional Luzia de Pinho Melo para o atendimento ao público.

No último dia 13 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde lançou um programa de regionalização da saúde, que vai permitir analisar de perto os problemas e mudar a gestão das unidades de saúde, aumentar a eficiência do atendimento, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas com a reorganização da rede de ambulatórios e hospitais. Acredito que essa demanda do Hospital Luzia de Pinho Melo deve ser avaliada neste programa. 

O Hospital Luzia de Pinho Melo é referência no atendimento de média e alta complexidade na região
Seguirei à disposição e trabalhando para conseguir novos investimentos para o hospital e para a saúde de Mogi das Cruzes, contando com a sensibilidade do governador Tarcísio de Freitas, que é um parceiro nessa questão.

 

Marco Bertaiolli
Deputado federal do PSD

O fechamento do PS do Hospital Luzia faz parte de uma reorganização do atendimento da rede pública de Saúde estadual, que tem sido feita região por região. É aregionalização da rede e cada agente público, seja Prefeitura, Estado ou União, tem o seu papel dentro dessa reestruturação. 

Se todos fizerem a sua parte corretamente, a rede pública de Saúde estará completa. Mogi tem três UPAS, a do Rodeio e do Oropó e outra em Jundiapeba. Se estas UPAS, mais os pronto-socorros da Santa Casa e o Infantil do Hospital Municipal funcionarem, o Hospital Luzia poderá se dedicar exclusivamente aos atendimentos de média e alta complexidades. Hoje, no município, esta rede não está funcionando. Ela precisa ser reorganizada. Já fiz várias reuniões sobre o assunto com o governo, a mais recente na quinta-feira (27), juntamente com o ex-secretário de Saúde de Mogi, Teo Cusatis. Estivemos com o secretário Eleuses Paiva, que virá à cidade, nos próximos dias, para verificar as necessidades de cada unidade de Saúde.

Veja Também