DER garante que vai duplicar trecho final da Mogi-Dutra
Um projeto alternativo de duplicação do trecho final da ligação rodoviária Mogi das Cruzes-Via Dutra está sendo elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para resolver, em definitivo, o problema de afunilamento de pista que ocorrerá em razão da falta de desapropriação de 1,3 km, que impediu a implantação da segunda pista nas proximidades […]
Reportagem de: O Diário
Um projeto alternativo de duplicação do trecho final da ligação rodoviária Mogi das Cruzes-Via Dutra está sendo elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para resolver, em definitivo, o problema de afunilamento de pista que ocorrerá em razão da falta de desapropriação de 1,3 km, que impediu a implantação da segunda pista nas proximidades do acesso para a cidade de Arujá. O projeto prevê um desvio à esquerda, no sentido Mogi-Arujá, para contornar a área não desapropriada, até junto ao trevo de Arujá, mantendo as mesmas características do trecho já duplicado da rodovia.
Relembre editorial de O Diário sobre o tema
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A solução para impedir que o trecho final da Mogi-Dutra permaneça definitivamente com pista simples foi apresentada, hoje, pelo superintendente do DER, engenheiro Paulo César Tagliavini, e pelo diretor da Décima Divisão Regional (DR-10), engenheiro Mauro Flávio Cardoso, em entrevista exclusiva ao jornal O Diário, que foi o primeiro a noticiar a alteração nos planos iniciais para a rodovia.
O novo projeto, em fase de elaboração, deverá ser concluído até o final deste ano, para que as obras programadas possam ser licitadas nos primeiros dias de 2021 e iniciadas até o próximo mês de março. O novo traçado, totalmente duplicado, deverá custar por volta de R$ 40 milhões, e será custeado com recursos do próprio governo do Estado de São Paulo.
Enquanto a nova obra não sai, o DER promete desenvolver uma série de obras para que a transição entre o trecho de pista duplicada para o de pista simples seja feita com toda a segurança possível, com a implantação de um canteiro central para evitar conversões em pontos inadequados, juntamente com o nivelamento e recapeamento ao longo de 1,3 km.
“Esse canteiro central vai permitir a segregação do eixo principal das duas faixas de tráfego impedindo que o motorista tente realizar conversões em pontos não permitidos e não sinalizados para isso”, explicou Mauro Cardoso.
Confira a reportagem completa sobre a solução para a falta de duplicação da rodovia Mogi-Dutra, em nossa edição de sábado.