Diário Logo

Dirigente Regional de Ensino de Mogi deixa o cargo dia 3; Estado escolhe substituta

(Matéria atualizada em 29 de abril) A atual dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, a professora Maria Gerlania Sousa de Lima, permanecerá no cargo até esta quarta-feira, dia 3 de maio. Ela irá deixar o cargo em definitivo e se licencia para fazer um tratamento de saúde. Paralelo a isso, a […]

28 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

(Matéria atualizada em 29 de abril)

A atual dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, a professora Maria Gerlania Sousa de Lima, permanecerá no cargo até esta quarta-feira, dia 3 de maio. Ela irá deixar o cargo em definitivo e se licencia para fazer um tratamento de saúde. Paralelo a isso, a Secretaria Estadual de Educação realiza um processo seletivo para escolher a futura coordenadora ou coordenador do órgão.

Desde janeiro, já havia sido acertado, segundo a  conta a dirigente O Diário, o início de um período de licença para tratamento de saúde. Ela deverá ser internada no Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo, após o feriado. Não foi divulgado o nome da pessoa que deve substituí-la. 

Boatos sobre a saída da professora começaram a circular nos últimos dias. O afastamento não se trata, segundo a professora esclareceu a O Diário, de decisão política, mas estava previsto anteriormente em um acordo firmado por ela com a Secretaria Estadual de Educação. 

Maria Gerlania Sousa de Lima está no cargo desde o dia 1º de julho de 2022. É professora da rede estadual de ensino há mais de 19 anos. A DRE de Mogi também é responsável pelos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis. Ela acredita que a licença médica deverá durar um período de um mês.

Na sexta-feira (28), questionada pela reportagem de O Diário a respeito da mudança na DRE e sobre quem deve ocupar o cargo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), encaminhou uma resposta sem citar o motivo do afastamento da professora cuja atuação tem sido aprovada pela categoria. O estado afirma que os resultados do processo seletivo sairão na terça-feira (2)

“A escolha dos dirigentes de Ensino têm a política de seleção embasada em critérios técnicos e competências profissionais. Também faz parte do processo o teste de aptidão e a entrevista com gestores da Seduc-SP, que é rotineiro e realizado sempre que necessário. Os resultados deste ano serão divulgados no dia 2 de maio”, diz a nota.

Gestão

Apesar de estar ocorrendo um processo seletivo para a escolha de dirigentes de Ensino, a professora e vereadora Inês Paz (PSOL), também representante da Apeoesp em Mogi, lembra que a escolha do nome da dirigente “é uma decisão política” tomada pelo governo estadual. 

A expectativa da Apeoesp é de que a futura dirigente “não tenha posições autoritárias e que defenda a escola pública de qualidade”, como destaca Inês. 

Para Inês, apesar de não ter conseguido muitos avanços em políticas públicas, manteve um bom relacionamento e abriu canal de diálogo com a entidade representativa da categoria, participando de encontros e audiência sobre o tema.

Na avaliação da vereadora, os desafios do setor são muitos, começando pelo fechamento de salas de aulas, problemas com ensino integral, segurança nas escolas, entre outros.

(Matéria atualizada em 29 de abril após esclarecimentos dados pela dirigente Maria Gerlânia Sousa de Lima).

Veja Também