Diário Logo

O Diário Logo

EDP registra 19 colisões em postes no Alto Tietê e alerta sobre riscos no trânsito

Entre janeiro e abril deste ano, 19 ocorrências envolvendo colisão de veículos em postes deixaram 4.200 clientes do Alto do Tietê sem energia. O levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região, reforça as metas da campanha Maio Amarelo,que busca concientizar sobre a direção defensiva e do respeito às regras de trânsito.  Embora […]

17 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Entre janeiro e abril deste ano, 19 ocorrências envolvendo colisão de veículos em postes deixaram 4.200 clientes do Alto do Tietê sem energia. O levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região, reforça as metas da campanha Maio Amarelo,que busca concientizar sobre a direção defensiva e do respeito às regras de trânsito. 

Embora assinale um recuo na comparação com o quadrimestre do ano passadao, quando foram 54 casos, o número ainda é significativo. Em 2022, o total de pessoas afetadas também foi bem maior: 17.918.

Além de ocasionar a interrupção de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, um abalroamento – como é tecnicamente denominado o choque ou a colisão de veículos em postes – gera risco de ferimentos graves ou mortes àqueles que estão no veículo ou a terceiros, também acarretam danos materiais e pode comprometer o trânsito local.

Essas ocorrências, geralmente, demandam o envolvimento de um grande efetivo das equipes de manutenção da EDP, em parceria do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar. 

Entre as cidades do Alto Tietê, Itaquaquecetuba é a que reúne a maior quantidade de clientes prejudicados. Foram registradas, entre janeiro e abril, quatro ocorrências que afetaram 2.317 clientes. 

De acordo com Stevon Schettino, gestor da EDP, a prevenção por meio da segurança e da educação no trânsito é o melhor caminho a seguir.  

“A nossa prioridade deve ser sempre a vida. O condutor precisa estar atento ao trânsito para garantir a sua própria segurança e a do próximo e, assim, evitar esse tipo de acidente, bem como entender que essas ocorrências também geram outros tipos de transtornos à sociedade, como prejuízos financeiros, falta de energia e trânsito intenso, entre outros. Dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas é crime em todo país e, além disso, é importantíssimo que o motorista pratique a direção defensiva diariamente, respeitando as sinalizações e limites de velocidade”, avalia.  

Confira as dicas de prevenção e segurança da EDP

Para evitar colisões em postes, é importante que os motoristas estejam atentos e dirijam com cautela; 

Se for dirigir, não consumir bebidas alcóolicas; 

Seguir a direção defensiva, obedecer aos limites de velocidade, principalmente, em dias chuvosos para evitar a aquaplanagem;  

Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura; 

Os cuidados devem ser redobrados aos finais de semana e nos feriados, quando o movimento é maior; 

Em caso de abalroamento em postes, a recomendação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o veículo e o risco de morte por choque elétrico é alto; 

Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime e nem tente socorrer as vítimas;  

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento: 

Outras informações em  EDP Online no www.edponline.com.br;  Aplicativo EDP Online;  Whatsapp: (11) 93465-2888; Central de atendimento por telefone 0800 721 0123; 

 

Veja Também