Falta pouco para concluir o asfalto na Estrada da Volta Fria; já a construção da ponte…
Prometida desde o início do governo estadual do então tucano João Doria, tendo sido adiada inicialmente por falta de verba e depois em razão da pandemia, a pavimentação da estrada vicinal da Volta Fria está cerca de 86% finalizada. A previsão para a conclusão do serviço, segundo informado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), […]
Reportagem de: O Diário
Prometida desde o início do governo estadual do então tucano João Doria, tendo sido adiada inicialmente por falta de verba e depois em razão da pandemia, a pavimentação da estrada vicinal da Volta Fria está cerca de 86% finalizada. A previsão para a conclusão do serviço, segundo informado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), é para o final de setembro, sem data cravada. O prazo inicial era para julho e foi adiado no mês passado, quando se descobriu que parte do asfalto foi colocado com postes no meio da pista.
Apesar do novo asfalto, que trouxe segurança e uma cara nova para a via alvo de antigas reivindicações de moradores, a construção da ponte sob o rio Tietê no local continua pendente.
Na estrada, seguem sendo realizados os serviços de pavimentação em diferentes segmentos. O DER informa que, atualmente, está concentrado no trecho denominado Via Paraíba, com serviços de terraplenagem, desmonte de rocha, implantação de sistema de drenagem e pavimentação.
Nos segmentos de ligação entre a Via Perimetral à Estação de Jundiapeba e Estrada do Furuyama, foram executados os serviços de terraplenagem e pavimentação em mais de sete quilômetros de extensão, bem como o novo sistema de drenagem.
Para as próximas semanas, estão previstos os serviços de implantação da sinalização horizontal. O órgão reforça ainda que implantou as lombadas solicitadas pelas municipalidades. Atualmente, 86% da obra foram concluídos.
VEJA TAMBÉM: Um dos percalços dessa obra foi a instalação do asfalto sem a retirada dos postes – o que foi providenciado após reclamações de vereadores e reportagens na imprensa mogiana.
A ponte
A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu no mês passado o projeto para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê na estrada da Volta Fria. O estudo foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também está realizando os trabalhos de pavimentação da via, e representa um avanço importante para atender a uma demanda antiga da população da região, além de criar um novo corredor viário ligando a Via Perimetral ao distrito de Jundiapeba.
Atualmente, a transposição sobre o rio Tietê é feita por uma antiga ponte de madeira, que permite a passagem de um automóvel por vez e que não pode receber veículos de grande porte, como caminhões e ônibus – sem estrutura para receber tal peso, a interdição parcial para o tráfego pesado prejudica o atendimento do transporte coletivo e o desenvolvimento do bairro.
Prometidas no início da última gestão do governo estadual, as obras custaram a sair do papel. Em março de 2022, O Diário mostrou que a retificação e asfaltamento da estrada da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, estavam previstos para abril daquele ano.
Em junho de 2022, a seis meses do término do governo da época, sob o comando de Rodrigo Garcia (PSDB), foi assinada a ordem de serviço para que a empresa vencedora da concorrência aberta pelo DER, a Construtora Kamilos Ltda, possa dar início aos trabalhos nos 6 quilômetros de extensão da vicinal que receberão melhorias, entre a avenida Perimetral, junto ao entroncamento com a estrada do Pavan, até as proximidades da estação ferroviária do distrito de Jundiapeba, na zona Oeste do município.
LEIA TAMBÉM: Obras na Mogi-Bertioga estão 80% completas