Diário Logo

Fiscalização flagra problemas em nove estabelecimentos de Mogi

Um estabelecimento da Vila Paternio foi paralisado por desrespeito à Lei Seca, outro no Parque Monte Líbano recebeu autuação pelo mesmo problema e sete foram notificados em Jundiapeba, Vila Brasileira e Vila São Sebastião. Este é o resultado da operação realizada no final de semana pela Guarda Municipal e Departamento de Fiscalização de Posturas. A […]

3 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Um estabelecimento da Vila Paternio foi paralisado por desrespeito à Lei Seca, outro no Parque Monte Líbano recebeu autuação pelo mesmo problema e sete foram notificados em Jundiapeba, Vila Brasileira e Vila São Sebastião. Este é o resultado da operação realizada no final de semana pela Guarda Municipal e Departamento de Fiscalização de Posturas.

A ação percorreu locais com grande movimentação de pessoas durante o período noturno, além de realizar rondas ostensivas nos cemitérios, após O Diário publicar matéria sobre constantes furtos de peças e objetos dos túmulos do Cemitério São Salvador.

“A Secretaria de Segurança tem mapeado os pontos em que, aos finais de semana, é registrado um maior número de reclamações da população, principalmente no que se refere à perturbação do sossego. Assim, as ações são planejadas no sentido de cumprir a legislação e garantir a segurança da população”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, que acompanhou pessoalmente o trabalho.

Ele destacou ainda que foi realizado um trabalho específico de rondas no interior dos cemitérios para coibir a ocorrência de furtos. “Para ampliar a segurança, estão sendo planejadas e realizadas ações de curto e médio prazo. A intensificação das rondas e operações pontuais fazem parte disso e terão continuidade”, completou Toriel.

Para garantir uma maior eficiência nas ações deste final de semana, ele reforça que o trabalho também foi acompanhado pela estrutura dos totens de segurança e pelas câmeras de monitoramento da Ciemp.

A Prefeitura de Mogi vem realizando uma série de ações que buscam a melhoria da segurança na cidade, com ações da Guarda Municipal e investimentos em inteligência. Na última semana, foi iniciado um trabalho na região central, com ampliação da presença de equipes da corporação, implantação de totens e a substituição de câmeras.

A Guarda Municipal ampliou sua atuação, com mais equipes e viaturas para o patrulhamento. No período noturno, estão atuando mais duas viaturas na região central, sendo uma da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e outra de patrulhamento de área. Já durante o dia, a intensificação é feita com equipes das Rondas Ostensivas com Motocicleta (Romo) e viaturas de área. 

Além disso, estão em funcionamento os totens de segurança, que são operados pela Central de Monitoramento de Totens, entregue recentemente. A região central conta com equipamentos no Largo do Rosário, no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e na praça Sacadura Cabral, em frente à estação da CPTM. Na região do Centro Expandido, também foram contempladas a praça Norival Tavares e o Parque Botyra Camorim Gatti. 

Outra ação de tecnologia e inteligência realizada pela Prefeitura é a substituição de câmeras de monitoramento antigas por outros modelos mais modernos e eficientes, coordenada pelo Departamento de Tecnologia. Na região central, este trabalho compreenderá a troca de 17 câmeras de monitoramento. 

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes pode ser acionada pelo telefone 153, enquanto a Polícia Militar atende pelo 190. Ambos funcionam 24 horas por dia.

 

Veja Também