Gondim já prepara alianças com objetivo de ser prefeito de Mogi
Engana-se quem imagina que o ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (União Brasil) esteja de fora das articulações políticas relacionadas às eleições municipais do próximo ano na cidade. Pessoas com quem o político conversou nos últimos dias e até mesmo uma recente postagem feita por ele numa rede social, ao lado de integrantes do PT […]
Reportagem de: O Diário
Engana-se quem imagina que o ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (União Brasil) esteja de fora das articulações políticas relacionadas às eleições municipais do próximo ano na cidade. Pessoas com quem o político conversou nos últimos dias e até mesmo uma recente postagem feita por ele numa rede social, ao lado de integrantes do PT e do PC do B, dão conta de que o médico está disposto a disputar o futuro pleito como candidato a prefeito de Mogi.
O encontro de Gondim com integrantes da esquerda foi quase casual. Na verdade, ele estava conversando com o pré-candidato a prefeito Rodrigo Valverde (PT), numa padaria da cidade, quando chegaram os membros do PC do B e os convidaram para ir até o Cemforpe, onde o deputado federal Orlando Silva estava prestigiando a Semana de Enfermagem, organizada por Rodrigo Romão, outro integrante dos comunistas.
Gondim, entretanto, postou em uma rede social que o encontro “teve como objetivo discutir estratégias e soluções para o futuro de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê”.
Ainda segundo o post do político, durante a reunião foram discutidos temas cruciais para o crescimento da região, como infraestruura, emprego, educação e saúde. “Todos concordaram que é preciso trabalhar em conjunto para garantir que Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê sejam regiões prósperas e com qualidade de vida para seus habitantes”.
E, por fim, a parte mais importante do discurso:
“Eu estou comprometido a liderar esse processo e continuarei trabalhando incansavelmente para alcançar esses objetivos”.
Ao falar em “liderar o processo”, Gondim deixa explícito que seus planos incluem a disputa para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em 2024.
E caso vingue a sua candidatura, esta será a terceira tentativa do ex-parlamentar de comandar a cidade, onde se lançou na política, em 1988, se elegendo vereador por dois mandatos, até partir para a Assembleia Legislativa do Estado, onde permaneceu durante cinco legislaturas seguidas, a partir de 1998.
Por duas vezes – uma delas com apoio do grupo de Valdemar Costa Neto –, o ex-deputado não conseguiu se eleger, sendo derrotado inicialmente por Junji Abe e, logo depois, por Marco Bertaiolli. Ele ainda tentou voltar como candidato numa próxima eleição, mas desistiu durante a campanha e acabou lançando o jovem advogado Fernando Muniz em seu lugar.
Após não se reeleger deputado para o sexto mandato, Gondim também tentou, sem sucesso, eleger a esposa, Jane Hallage, vereadora por Mogi das Cruzes.
Para as eleições do próximo ano, havia certa expectativa entre os políticos locais de que Gondim fosse reiniciar sua carreira política exatamente de onde começou, candidatando-se a vereador, onde sua eleição estaria praticamente assegurada.
Mas não é isso que estaria passando pela sua cabeça, como dizem pessoas com quem o político conversou recentemente.
Gondim estaria realmente embalado para concorrer novamente à Prefeitura, por enxergar pela frente grandes chances de vir a ser eleito, graças ao prestígio arrebanhado como político, mas especialmente como médico ginecologista, profissão que ele continua exercendo com maior intensidade, desde que encerrou suas atividades na Assembleia.
Trem até César
A retomada dos estudos para extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza, em Mogi, foi confirmada pela CPTM ao portal Via Trólebus, especializado em transportes e mobilidade urbana. A nota da empresa ressalta, porém, que a área para implantação do novo trecho de via permanente e da nova estação, não pertencem à ela, mas ao governo federal.
Segundo o portal, a CPTM chegou a fazer, em 2011 um relatório técnico para a concretização do projeto, orçado à época, em R$ 37,5 milhões, para acrescer cerca de 9% no volume de passageiros da Linha 11, situação bem diferente da atual. Mas a CPTM tirou o projeto de seus planos por considerá-lo “inviável tecnicamente”.
Quem foi César
A estação ferroviária do distrito, que já foi utilizada por trens de passageiros de antigas linhas que faziam o percurso entre Rio de São Paulo e vice-versa, foi inaugurada em 1893 pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Sua denominação homenageia João Augusto César de Souza, que foi chefe da 5ª Divisão da EFCB, em 1890. A estação originou o antigo bairro que se tornou distrito com o mesmo nome do profissional.
Fora da pauta
O presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, comemorou o fato de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ter tirado da pauta de votação a medida provisória já aprovada pela Câmara Federal, que transfere 5% dos recursos do Sesc e Senac, algo em torno de R$ 450 milhões, para o orçamento da Embratur de 2024.
Apesar da decisão do senador, a mobilização contra a medida deve continuar, especialmente a coleta de assinaturas que questiona a MP avalizada pelos deputados federais.
Prêmio
A administração do município de Guararema, na região do Alto Tietê, foi classificada em primeiro lugar do Prêmio Franco Montoro, na categoria “gestão”, durante a 65ª edição do Congresso Estadual dos Municípios, realizado pela Associação Paulista de Municípios.
Foram avaliados temas como desburocratização de códigos e processos legais, segurança nas escolas, novo marco legal do saneamento, reforma tributária, modernização administrativa, entre outros itens.
Também foram analisados os resultados fiscais oficiais declarados pelos 645 municípios paulistas à Secretaria do Tesouro Nacional, em 2021. O prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé (PL), considerou “uma honra” receber o prêmio.
No TCE
Repercutiu intensamente na cidade a notícia divulgada pela coluna dando conta de que o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) poderá ser chamado para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, em lugar de um conselheiro que está se afastando do cargo em setembro.
A propósito desse assunto: o cargo de conselheiro do TCE é vitalício, mas com aposentadoria compulsória aos 75 anos.
Dos conselheiros, quatro são indicados pela Assembleia Legislativa, três pelo governador, que pode indicar livremente apenas um, ficando os outros dois para serem escolhidos entre membros do MP e auditores.
Para assumir uma vaga no Tribunal de Contas, o político precisa renunciar ao mandato, como aconteceu, por exemplo, com Dimas Ramalho, ex-deputado estadual e federal pelo antigo PPS e promotor de carreira licenciado, que assumiu no TCE em 2012.
Cessão por convênio
O padre Lucio de Souza Pinho Neto, originário da Diocese de Mogi das Cruzes e cedido como missionário mediante convênio com a Diocese de Santo André, na região do ABC, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Menino Jesus, no bairro Jordanópolis, em São Bernardo do Campo, onde deverá permanecer pelos próximos três anos. A indicação partiu do bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cippollini.
Na Mogi-Dutra
A Câmara de Mogi encaminhou moção ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao DER reivindicando a instalação de uma passarela para pedestres, na altura do Km 41 da Mogi-Dutra, proximidades da empresa Exactom, além de iluminação do trecho, com colocação de radar para controle de velocidade. Encabeçado pelo vereador Gustavo Siqueira (PSDB), o trabalho foi apresentado com o objetivo, segundo ele, de impedir acidentes que estariam ocorrendo com alguma frequência naquele ponto da rodovia, onde é comum a travessia de pedestres pela pista da rodovia, pois não lhes resta outra alternativa para que possam se dirigir aos respectivos empregos.