Diário Logo

O Diário Logo

Grupo aliado de Bolsonaro assume comando do Republicanos em Mogi

Um grupo de aliados de primeira hora de Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos assumiu o comando do Diretório Municipal do Republicanos, em Mogi das Cruzes, que até o final do ano passado era presidido pelo advogado Marcos Soares. As novas lideranças do partido chegam com objetivo de preparar a sua participação nas eleições municipais […]

6 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Um grupo de aliados de primeira hora de Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos assumiu o comando do Diretório Municipal do Republicanos, em Mogi das Cruzes, que até o final do ano passado era presidido pelo advogado Marcos Soares.

As novas lideranças do partido chegam com objetivo de preparar a sua participação nas eleições municipais do próximo ano na cidade. O Republicanos não terá candidato próprio a prefeito, pois irá se aliar ao grupo político já integrado pelo PL do presidente Valdemar Costa Neto e o PSD, do deputado federal Marco Bertaiolli, apoiando o nome a ser definido e lançado, segundo consta, a partir de março do próximo ano.

Nos planos do partido, no entanto, está a formação de uma forte chapa de candidatos a vereador, visando aumentar a representatividade do partido na Câmara Municipal de Mogi, a partir de 2025 para duas ou três cadeiras. Hoje, o partido conta com apenas um vereador no Legislativo mogiano.

A nova diretoria do Republicanos na cidade tem o médico Marcelo Campos de Oliveira como presidente. Marcelo, que atuou junto ao Ministério da Saúde, no início do governo do presidente Bolsonaro, foi quem acompanhou de perto, na condição de médico de confiança da família, os desdobramentos da facada recebida pelo então candidato, durante uma visita a Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Junto com um dos filhos do Bolsonaro, ele foi um dos primeiros a chegar ao hospital onde esteve ao lado do presidente durante os procedimentos  cirúrgicos realizados logo após o ataque, durante uma concentração popular, no centro daquela cidade. Marcelo acompanhou Jair Bolsonaro na vinda para São Paulo e todo processo de sua recuperação, ainda durante o período de campanha eleitoral.

O vice-presidente do Diretório é Kaio Bruno dos Santos Falcão, assessor do vereador Osvaldo Antonio da Silva, que figura na composição do Diretório como líder da bancada do partido na Câmara. O tesoureiro é Alex dos Santos Castilho.

O secretário-geral da agremiação é Silvério Ferreira Nobre Neto, atual assessor da secretária estadual Sonaira Fernandes, de Políticas para a Mulher. Silvério, outro bolsonarista de raiz, que participou ativamente do processo para que o grupo assumisse controle do Diretório do Republicanos em Mogi.

Silvério Nobre é também virtual candidato a vereador e um dos nomes fortes do partido na cidade.  Para tentar conquistar a vaga de vereador, ele espera a ajuda de aliados como Diego Torres, assessor de Tarcísio e irmão da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, além de Sonaira e de Roberto de Lucena, secretário de Turismo do governo de Tarcísio.

“Na cidade, existe um alinhamento com o PL e o partido vai seguir a determinação do presidente nacional Marcos Pereira, pois é normal que estejamos próximos da agremiação onde está Jair Bolsonaro. Por isso, iremos concorrer à Câmara e apoiar o candidato a prefeito que o PL escolher na cidade. Mas quero deixar claro que tenho um respeito e consideração muito grandes pelo atual prefeito, Caio Cunha (PODE)”, disse ele à coluna.

 

Nos EUA

O ex-prefeito Marcus Melo (PSDB) saiu de férias em companhia da mulher Karin Melo e viajou para os Estados Unidos, onde está visitando o filho que reside por lá e está fazendo aniversário.

Aproveita para comemorar o aniversário da esposa, no próximo dia 10, e recarregar as baterias para o retorno, no final do mês, quando deverá intensificar os contatos relativos à sua virtual candidatura a prefeito em 2024.

Até lá, “para permanecer fora do ar e descansar a cabeça”, não tem sequer tomado conhecimento das notícias envolvendo a política mogiana.

Pelo menos foi isso que ele garantiu à coluna, nesta sexta-feira (5), pela manhã.

 

Mudanças

Insatisfeita com a aproximação do Solidariedade com o grupo do PT local, que vai apoiar Rodrigo Valverde para prefeito, a vereadora Maria Luiza Fernandes estaria aguardando a primeira janela partidária para mudar de partido.

Não está descartada uma possível transferência para o PSD.

Outro vereador que também estaria interessado na troca de agremiação é o vereador José Luiz Furtado, que espera o momento certo para trocar o PSDB pelo PL.

 

PL Mulher

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) assume a Presidência do Diretório do PL Mulher do Estado de São Paulo neste sábado (6). A posse para o biênio 2023/2024 será dada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, que comanda o PL Mulher Nacional.

O evento tem início às 14 horas, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

 

Centenário de Waldemar

O vereador José Luiz Furtado (PSDB) tem se reunido com assessores do PL para discutir detalhes da sessão solene que deverá acontecer no dia 2 de junho para comemorar o centenário de nascimento do ex-prefeito municipal Waldemar Costa Filho.

Além da sessão, a Câmara deverá sediar também uma exposição com fotos de grandes obras que marcaram as quatro administrações de Waldemar na cidade.

A relação de convidados para o evento tem sido a principal preocupação dos organizadores.

 

Amdem, 40 anos

Dois eventos deverão marcar as comemorações dos 40 anos de atividades da Associação Mogicruzense para Defesa da Criança e do Adolescente (Amdem), em Mogi das Cruzes.

Na próxima quarta-feira (11), na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 19h30, haverá uma missa em ação de graças pela data e no sábado (13), haverá a comemoração festiva com a apresentação da peça  teatral “A construção, os construtores.. e o futuro se faz presente”.

Será às 15 horas, na rua Antonio Cordeiro, 164, no centro da cidade.

 

 

 

Veja Também