Deputados rejeitam a ideia de cobrança pelo uso de rodovias na região
Mesmo após o governador Tarcísio de Freitas (Rpublicanos) ter prometido, em campanha, que não haveria pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, seu governo volta a discutir a cobrança pelo uso das estradas por meio do sistema free flow, ou seja, pelo quilômetro rodado. Os deputados da região debatem o assunto: Marcos Damásio Deputado Estadual […]
Reportagem de: O Diário
Mesmo após o governador Tarcísio de Freitas (Rpublicanos) ter prometido, em campanha, que não haveria pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, seu governo volta a discutir a cobrança pelo uso das estradas por meio do sistema free flow, ou seja, pelo quilômetro rodado. Os deputados da região debatem o assunto:
Marcos Damásio
Deputado Estadual do PL
Conseguimos uma grande vitória com a retirada das praças de pedágio previstas pelo governo anterior na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga.
Agora, vem a proposta de implantar um novo sistema.
Justamente por ser novo, o tema necessita ser discutido, para entendermos qual é o objetivo do governo, como será a implantação, a integração com o sistema atual e como isso impactará no dia a dia dos usuários. Um assunto complexo.
Como deputado estadual minha defesa é que a nova proposta não prejudique os usuários.
Gostaria, inclusive, de frisar que sou contra qualquer cobrança na Mogi-Dutra, uma rodovia duplicada e beneficiada com recursos públicos.
Vamos acompanhar a evolução desse estudo. Se a ideia for simplesmente cobrar mais do cidadão, sem ser um sistema justo, vamos atuar para derrubar ou mudar o projeto, como fizemos da última vez.
Já estamos conversando com lideranças do governo para entender essa movimentação e a proposta em si. Cobrança é sempre um assunto delicado, mas não creio que a atual administração proponha algo que vá prejudicar o cidadão.
Marcio Alvino
Deputado Federal do PL
Esta é uma questão pela qual, recentemente, já passamos. E, como antes, meu posicionamento continua sendo totalmente contrário à instalação de pedágio na Mogi-Dutra. A cobrança dessa tarifa irá impactar diretamente os moradores de Mogi das Cruzes e das cidades do Alto Tietê, mais especificamente os indivíduos que utilizam a rodovia diariamente para trabalhar e para atividades rotineiras.
Ainda é apenas um estudo para uma possível instalação do pedágio, porém, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual André do Prado, nos uniremos com o prefeito Caio Cunha e os deputados da região para que isso não aconteça.
Mais uma vez, reforço que os moradores de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê que utilizam a Mogi-Dutra frequentemente, não podem ser penalizados.
O prefeito Caio Cunha tem meu total apoio para liderar esta luta contra esse modelo de pedágio na região
Rodrigo Gambale
Deputado Federal do Podemos
Como morador da região e seu representante na Câmara dos Deputados, sou totalmente contra a adoção dessa cobrança.
Quando se implanta um pedágio ou o sistema free flow, acaba-se cobrando de pessoas que não utilizam a rota para o litoral.
Graças à união política e à mobilização popular, em 2021 conseguimos derrubar este projeto e, mais uma vez, a mobilização da sociedade civil volta a ser necessária.
Devemos estar unidos nesta luta e dizer novamente “não” à instalação desse equipamento.
Como deputado federal por São Paulo, acredito muito no governo do Estado.
O governador tem feito um grande trabalho nesse início do mandato.
Estamos buscando mais informações sobre o projeto para que possamos discutir o assunto com a sociedade e toda a classe política do Alto Tietê, assim como a busca da flexibilidade junto ao atual governo.
É importante saber por que essa pauta voltou a ser discutida.
Mas continuarei solicitando a exclusão da proposta de implantação do pedágio. Permanecerei contrário a qualquer tipo de cobrança
André do Prado
Deputado Estadual do PL
Toda região conhece nosso trabalho e a luta que tivemos, anos atrás, contra a proposta de instalação de praças de pedágios nas rodovias do Alto Tietê. Foi um grande movimento que uniu a classe política, com deputados estaduais, federais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e a sociedade civil para sensibilizar o Governo do Estado, na época, da inviabilidade desse projeto.
Conseguimos evitar a instalação do pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88) com a união de forças e diálogo como governo do Estado. Com coerência às minhas convicções, continuo contrário à instalação de praças de pedágio na região de qualquer forma.
E os motivos são muito simples. Cobranças do tipo podem deixar de atrair novas empresas para o Alto Tietê e seus distritos, como o do Taboão, por exemplo, além de prejudicar os moradores que se deslocam todos os dias para a Capital.
Vou trabalhar junto ao governo do Estado a fim de que esse projeto não prospere, uma vez que poderá acarretar prejuízos à população de toda a região
Marco Bertaiolli
Deputado Estadual do PSD
Sou contrário à instalação de um pedágio na Mogi-Dutra por entender que a rodovia possui apenas 10 km de extensão e já conta com uma estrutura viária de qualidade; portanto, não comporta esse tipo de equipamento. Uma medida como essa trará grandes prejuízos econômicos para toda a região do Alto Tietê, principalmente na questão do desenvolvimento econômico e geração de emprego, uma vez que a cobrança poderá gerar impacto nos custos de produção das empresas e dos produtores agrícolas do Alto Tietê.
Em novembro de 2019, realizamos uma audiência pública, na Câmara de Mogi, com a participação de diversas entidades representativas de classe e de associações de bairro e o resultado foi a elaboração de uma Carta Aberta, contrária a essa proposta.
Com relação à implantação de um equipamento deste mesmo tipo na Mogi-Bertioga saliento que também poderá resultar num impacto negativo, uma vez que a rodovia se tornou um importante eixo de ligação para o fortalecimento da economia, não só ao longo da estrada, com a implantação de inúmeros comércios que empregam a população local, como também para o turismo, importante fonte de renda para a Baixada