Novos médicos para consultas serão chamados na próxima semana
A pandemia do novo coronavírus, o isolamento social e a suspensão temporária de atendimentos eletivos criaram um problema que vem preocupando os médicos e hospitais: o afastamento de pacientes que necessitam de atendimentos rápidos a fim de evitar complicações e o agravamento de seu quadro clínico. A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que finaliza […]
Reportagem de: O Diário
A pandemia do novo coronavírus, o isolamento social e a suspensão temporária de atendimentos eletivos criaram um problema que vem preocupando os médicos e hospitais: o afastamento de pacientes que necessitam de atendimentos rápidos a fim de evitar complicações e o agravamento de seu quadro clínico.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que finaliza a contratação temporária de 41 médicos para atender às necessidades emergenciais e excepcionais nas unidades de saúde da rede municipal. Com o apoio, áreas de especialisdades, como ginecologia, serão reforçadas.
“No total, são 41 profissionais já selecionados e que serão convocados a partir da próxima semana”, informa a secretaria Municipal de Saúde em nota a O Diário.
As incrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de 41 médicos foi aberta em março último, em meio ao momento mais caótico da pandemia de Covid-19. Foi oferecido salário de R$ 7.126,17, para 20 horas semanais de trabalho. As vagas logo foram preenchidas, um alívio, já que em muitas cidades do Estado há relatos de falta de equipes médicas disponíveis.
No momento, na rede municipal de Mogi das Cruzes, seguem suspensas apenas as cirurgias eletivas e as atividades de promoção à saúde com os idosos de forma presencial (academia da terceira idade, hidroginástica, oficinas de artesanato), sendo mantidos os acompanhamentos online. Não há previsão para retomada.
Porém, a Prefeitura já retomou as consultas. “Desde o ano passado, todas as consultas e procedimentos realizados nas unidades de saúde estão em andamento (exceto atividades em grupo)”, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
Questionada como está o agendamento para consultas de especialidades hoje na cidade, a Prefeitura informa que, neste caso, a oferta ocorre por parte do Governo do Estado, com algumas áreas atendidas na Unica de Jundiapeba. Esses encaminhamentos dependem de solicitação de um médico assistente.
Para áreas como a ginecologia, por exemplo, “a administração municipal está contratando novos médicos para ampliar a oferta de vagas”, informa a Prefeitura.
Neste caso, o agendamento pode ser feito pelo SIS 160. Também já foram retomados os atendimentos presenciais para pacientes psiquiátricos desde o ano passado, exceto atividades em grupo.
41 são contratados
No início do processo de contratação, a Prefeitura informou que foram abertas 38 vagas de ampla concorrência, sendo 19 para ginecologia, 16 para clínica-geral e 3 para psiquiatria, além de outras 3 destinadas a deficientes (1 para ginecologia, 1 para clínica-geral e 1 para psiquiatria).