OAB de Mogi realiza exame hoje, a partir das 13 horas, no prédio da UMC
A Ordem dos Advogados do Brasil realiza hoje a segunda fase do Exame de Ordem Unificado da OAB em todo o País. Na região do Alto Tietê, os candidatos farão a prova na Universidade de Mogi das Cruzes, a partir das 13 horas. Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, a seleção foi adiada […]
Reportagem de: O Diário
A Ordem dos Advogados do Brasil realiza hoje a segunda fase do Exame de Ordem Unificado da OAB em todo o País. Na região do Alto Tietê, os candidatos farão a prova na Universidade de Mogi das Cruzes, a partir das 13 horas.
Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, a seleção foi adiada quatro vezes. Em todo o país, são 49.084 candidatos a ingressar na OAB, em um concurso conhecido pelos altos índices de reprovação – algumas estatísticas apontam que 8 em cada 10 pretendentes são descartados. Além, disso, estima-se que para a obtenção da carteira profissional dessa categoria, os concorrentes costumam fazer até três tentativas.
O exame poderá ser feito durante cinco horas, até às 18h. Neste ano, especialmente por causa das restrições impostas pela pandemia, a orientação é chegar com duas horas de antecedência, para evitar aglomerações e preocupações na chegada à UMC..
São 10 mil candidatos no Estado de São Paulo, e 33 pontos de aplicação da prova.
Por uma questão de prevenção, o exame é facultativo, conforme decisão da OAB.
Quem não quiser fazer a prova neste domingo estará automaticamente inscrito na próxima edição do exame, que ainda não teve a data divulgada.
As recomendações gerais são o uso do álcool em gel nas entradas, corredores, sanitários e salas de aplicação, aferição da temperatura nos locais de provas, uso de máscara e distanciamento entre examinandos
História
O exame da OAB deveria ter sido realizado em 5 de abril, quando a pandemia estava em um de seus momentos mais apreensivos.Outras datas foram aventadas, mas rejeitadas em função da crise sanitária e preservar tanto os candidatos, quanto os aplicadores da prova.