Diário Logo

Pacientes enfrentam fila extensa para pegar medicamentos de alto custo em Mogi

Para conseguir pegar os medicamentos de alto custo fornecido pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (27), as pessoas tiveram que enfrentar uma fila extensa que se formou em frente à Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Mogi das Cruzes, na avenida Narciso Yague Guimarães, na área central da cidade. Imagens de vídeos mostram a fila, […]

27 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Para conseguir pegar os medicamentos de alto custo fornecido pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (27), as pessoas tiveram que enfrentar uma fila extensa que se formou em frente à Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Mogi das Cruzes, na avenida Narciso Yague Guimarães, na área central da cidade.

Imagens de vídeos mostram a fila, que quase virou o quarteirão, uma cena que chamou atenção de quem passa pelo local, que fica em frente à Prefeitura e bem próxima à Câmara de Mogi.

Muitas dessas pessoas que já têm a saúde debilitada, reclamam de ter que ficar horas esperando pelo atendimento.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, atualmente a unidade atende 14,6 mil pacientes por mês e cerca de 730 pessoas por dia.

“Nesta quinta-feira, a unidade teve alta procura na parte da manhã em razão dos dois feriados que tiveram em abril (Sexta-feira Santa e Tiradentes), o que pode aumentar o fluxo de pacientes no final do mês, bem como um número maior de pacientes de demanda espontânea no horário de abertura da unidade. Mesmo que ocorram atrasos, todos pacientes são atendidos, o que pode refletir nos demais agendamentos”, argumenta a Pasta, em nota a O Diário.

A Secretaria de Saúde segue informando que o Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo estuda medidas para aprimoramento do serviço e atendimento à população. Explica que uma dessas medidas é a disponibilizar gratuitamente o aplicativo ‘Remédio Agora’ para otimizar a rotina do cidadão e facilitar a retirada dos medicamentos.

“A ferramenta permite que o paciente agende data e hora para as retiradas e avisa sobre a disponibilidade dos medicamentos.  Por meio dele, foi possível reduzir em aproximadamente 25% o número de pessoas dentro de cada farmácia, em média, além de diminuir para 15 minutos o tempo de retirada do medicamento”, enfatiza.

 

 

 

 

Veja Também