Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Paixão de Cristo, gravada no Alto Tietê, será mostrada em César, na Sexta Santa

Um longa-metragem sobre a vida, paixão e morte de Jesus Cristo, inteiramente produzido e filmado na região do Alto Tietê pelos integrantes do movimento Juventude Missionária do distrito de César de Souza, poderá ser visto, pela primeira vez, nesta Sexta-Feira Santa (7), a partir das 18h30, na Quadra dos Portugueses, à rua Justiniano José da […]

3 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Um longa-metragem sobre a vida, paixão e morte de Jesus Cristo, inteiramente produzido e filmado na região do Alto Tietê pelos integrantes do movimento Juventude Missionária do distrito de César de Souza, poderá ser visto, pela primeira vez, nesta Sexta-Feira Santa (7), a partir das 18h30, na Quadra dos Portugueses, à rua Justiniano José da Rocha, 142, na Vila Aparecida, em César.

O filme com 80 minutos de duração é resultado de um trabalho iniciado durante a pandemia, quando os integrantes do movimento ficaram impedidos, pelo risco da contaminação, de realizar os ensaios com grupos de muitas pessoas para apresentação da Paixão de Cristo em forma de peça teatral, como vinham fazendo há vários anos.

“Com o cinema, as gravações com grupos menores eram feitas em um ambiente mais seguro”, conta Tales Rebequi, que dirigiu e participou do filme junto com Nando Rodrigues, diretor de outras produções já feitas na cidade e região.

Nos últimos 20 anos, a Juventude Missionária vinha montando peças teatrais para contar parte da vida e, principalmente, a paixão e morte de Cristo, que eram encenadas às sextas-feiras santas, no distrito.

O que, no início, era somente teatro passou a contar também a música, como outra forma de expressão da arte do grupo. E foi dessa forma que nos últimos três anos acrescentou-se o cinema ao trabalho, com a gravação de cenas das peças.

Além de servir como alternativa de atuação durante a pandemia, o filme também irá marcar o encerramento do ciclo de atuação dos atuais integrantes do movimento que começaram ainda jovens, mas que hoje já estão casados, constituíram famílias e decidiram que é chegada a hora de passar o bastão de comando a uma nova geração de jovens, permanecendo apenas como colaboradores.

“Vamos continuar ajudando, mas é hora de outros jovens viverem as experiências que nós já passamos com o trabalho em equipe, organização de atividades, busca de patrocínios, enfim, outras tantas ações que ajudaram em nossa formação pessoal e profissional”, afirma Tales, 34 anos, lembrando que o trabalho do grupo ajudou a muita gente se descobrir no teatro. “Muita gente está fazendo curso, enquanto outros já estão trabalhando até em emissoras de televisão”, conta ele..

Paixão de Cristo

Além dos 20 integrantes do movimento Juventude Missionária, a produção do filme “Paixão de Cristo de César de Souza” exigiu a participação de, pelo menos, mais 150 pessoas, que foram recrutadas junto a todas as demais paróquias da igreja católica do distrito.

“Há cenas que exigiram a presença de muitos figurantes”, conta Tales, revelando que as imagens do roteiro por ele elaborado, com base nas narrativas dos evangelhos sagrados, foram gravadas em diferentes pontos do Alto Tietê, como César de Souza, chácaras em Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema, região do Itapeti e até no Pico do Urubu, onde foram registradas as imagens da tentação de Jesus Cristo pelo Diabo.

Mas um dos destaques do longa-metragem serão as cenas gravadas em um castelo, que foi descoberto e alugado para as filmagens na região da Moralogia, na Serra do Itapeti.

No filme, Jesus será interpretado pelo ator Cristiano de Almeida, que nos últimos 12 anos, encarnou a figura de Cristo nas peças teatrais apresentadas pelo grupo.

Já Maria será revivida por Juliana Azevedo, que também já atuou como a mãe de Jesus em anos anteriores.

Pilatos será interpretado pelo diretor Nando Rodrigues e o Diabo por Wellington Espíndola. Mas há muito mais outros atores entre os integrantes do movimento Juventude Missionária.

 

Exposição

Quem chegar à Quadra dos Portugueses, a partir das 18h30, terá oportunidade de visitar uma exposição de cartazes que irão contar a história do teatro do movimento, desde 2010.

Além disso, serão exibidos objetos usados durante as filmagens, como as roupas dos atores, a coroa de espinho e os pregos que maltrataram Jesus a caminho e também no calvário.

Outras surpresas poderão ser encontradas na exposição.

Para a exibição do filme, por volta de 19h30, estará montada uma tela com dez metros de largura para que as cenas possam ser vistas em primeira mão pelo público, que até agora teve de se contentar com um trailer usado para a divulgação da apresentação.

Depois de apresentado na quadra, o filme será disponibilizado, após algum tempo, no YouTube, garante Tales.

 

Veja Também