Secretários de Mogi visitam Centros de Inovação Pública em Baltmore, nos EUA
A Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos representou a Prefeitura de Mogi das Cruzes na delegação latino-americana em visita de dois dias aos centros de Inovação Pública e Excelência em Governo, realizado pela Bloomberg Philanthropies, nesta semana. O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, e o secretário adjunto da pasta, Marcos […]
Reportagem de: O Diário
A Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos representou a Prefeitura de Mogi das Cruzes na delegação latino-americana em visita de dois dias aos centros de Inovação Pública e Excelência em Governo, realizado pela Bloomberg Philanthropies, nesta semana.
O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, e o secretário adjunto da pasta, Marcos Torres, participaram do City Data Alliance, realizado em Baltimore, nos Estado Unidos. A comitiva teve a oportunidade de conhecer o Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx) e ao Bloomber Center for Public Innovation, da Universidade Johns Hopkins. O prefeito Caio Cunha também participou do encontro realizado no decorrer desta semana.
Durante a visitação, a comitiva foi apresentada ao Painel de Informações da Covid-19, realizado pela Johns Hopkins University, e conduzido pela área de dados da GovEx. O painel de dados foi referência mundial durante a pandemia do novo coronavírus e serviu como base de informações inclusive para a imprensa brasileira.
A delegação da América Latina foi recebida por representantes de ambos os centros que apresentaram os programas desenvolvidos e as possibilidades de participação para as cidades. O grupo foi recepcionado por Rudy de Leon Dinglas, diretor de Planejamento e Operações da GovEx, Francisca Rojas, diretora acadêmica do Bloomberg Center for Public Innovation e Mary Conway Vaughan, vice-diretora de Analytics da GovEx, além dos consultores da organização que atuam com cidades de todo o mundo.
Por meio desta conexão com os municípios presentes, também foi possível trocar experiências bem sucedidas e os desafios em gestão estratégica de dados para tomada de decisões.
O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, destaca o quanto essa vivência pode beneficiar a atual gestão. “Tivemos uma vivência muita proveitosa com profissionais e acadêmicos que desenvolvem trabalhos de gestão de dados e tomada de decisões com base em evidências. Por meio deste programa, Mogi se torna conhecida e atrai investimentos diretos e indiretos por meio da participação nos mais diversos programas oferecidos pelos centros”, conclui Netto.
A comitiva latino-americana contou com representantes das cidades que foram selecionadas para o City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies, como Recife, Maceió e Mogi das Cruzes, do Brasil, além de Arica, do Chile. A visita ainda ofereceu um tour pelo campus da Johns Hopkins University.