Diário Logo

Notizia Logo

Mogi está há quase 100 dias sem mortes provocadas pela Covid-19

Há mais de três meses não é registrado nenhuma morte provocada pela Covid-19 em Mogi das Cruzes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas quatro semanas, a cidade contabilizou apenas um novo caso de paciente contaminado pelo vírus. O número de pessoas que contaminadas no município passou de 75.496 em 30 de […]

31 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Há mais de três meses não é registrado nenhuma morte provocada pela Covid-19 em Mogi das Cruzes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas quatro semanas, a cidade contabilizou apenas um novo caso de paciente contaminado pelo vírus.

O número de pessoas que contaminadas no município passou de 75.496 em 30 de junho para 75.497 em 30 de julho.  Com a última morte registrada no último dia 24 de abril, a cidade totaliza 1.911 óbitos. 

Desde o início da vacinação contra a doença até o dia 30 de julho, foram aplicadas um total de 433.193 doses do imunizante contra a Covid-19.

A Saúde destaca também que a vacinação segue e está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) em demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamento.

De acordo com a pasta, a aplicação da vacina bivalente também segue dentro da expectativa. “Desde que chegou à cidade, essa é a dose incorporada na rotina para os públicos indicados, sem qualquer problema. Entre os idosos o índice de cobertura supera os 90% preconizado pelo Ministério da Saúde”, ressalta.​

Vacina contra Influenza

Além do imunizante contra a Covid-19, a Prefeitura está realizando também a vacinação para combater a Influenza (gripe). Segundo a gestão, até o momento foram aplicadas 113.216 doses da vacina contra a gripe em Mogi.

No mesmo esquema da Covid, as doses do imunizante contra a gripe continuam disponíveis em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.

O índice de cobertura entre o público-alvo, até o momento, como informa a Prefeitura, é de 46,81% no município, e a vacina está liberada para qualquer cidadão a partir dos 6 meses de idade.

Nos últimos três meses, a Secretaria de Saúde explica que levou as doses contra gripe e Covid-19 para diversos eventos e espaços públicos nos finais de semana e horários alternativos.

Para as demais doses do calendário de rotina, os técnicos fazem a busca ativa por meio de visitas de agentes comunitários ou telefonemas de alerta sobre a necessidade de complementar os ciclos de imunização.

Campanha prorrogada

A Secretaria de Saúde do Estado informou nesta segunda-feira (31) que vai prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe), para a população acima de seis meses, até o dia 31 de agosto.

A cobertura vacinal em São Paulo, de acordo com dados do Governo do Estado, subiu para 47,8% no dia 31 de julho, sendo que era de 44,5% no final de junho.

Nos primeiros cinco meses de 2023, de acordo com a pasta estadual de Saúde,foram aplicadas 6,1 milhões de doses vacina, mas com as prorrogações sucessivas da campanha, foram aplicadas mais 5,9 milhões de doses em menos de dois meses, levando a um total de 12.017.605 milhões. A meta de cobertura para o Estado é de 90%.

A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.

Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 222 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 2.398 hospitalizações até a última semana de julho. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.596 internações e 266 óbitos. Apesar da queda na letalidade, o número de hospitalizações cresceu 50,2% nos sete primeiros meses de 2023.

Veja Também