Mogiano Cid Torquato vai receber título de Cidadão Paulistano
O mogiano Cid Torquato será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo com o título de Cidadão Paulistano, pelo trabalho desenvolvido por ele em favor da Capital e seus moradores. A entrega do título, uma iniciativa do vereador George Hato, está marcada para o próximo dia 28, às 11 horas, no Plenário 1º de Maio […]
Reportagem de: O Diário
O mogiano Cid Torquato será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo com o título de Cidadão Paulistano, pelo trabalho desenvolvido por ele em favor da Capital e seus moradores. A entrega do título, uma iniciativa do vereador George Hato, está marcada para o próximo dia 28, às 11 horas, no Plenário 1º de Maio do prédio do Legislativo paulistano, localizado no Viaduto Jacareí, 100, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, com especialização em Direito Empresarial, foi executivo da Lowe & Partners América Latina e diretor de marketing e comunicação corporativa da Starmedia Networks.
Em Brasília, atuou como assessor de marketing da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo de Fernando Henrique Cardoso, tendo sido responsável pelos principais projetos de internet do governo federal.
Foi consultor do International Trade Center (ITC), agência de cooperação do sistema ONU, em Genebra, bem como do Sebrae e Sofitex, no Brasil. Também atuou como conselheiro da Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior, fundou a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Camara-e.net, e é autor de livros e estudos sobre Internet e tecnologia.
Atualmente com 60 anos, Cid tornou-se um defensor intransigente da luta por inclusão e acessibilidade, assim como da formação e capacitação constante de pessoas com deficiência.
Considerado um dos mais importantes e respeitados defensores desse grupo, ele ficou conhecido especialmente pelo trabalho que realizou no comando da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, no período compreendido entre 2007 e 2020. Cid Torquato também marcou com seu trabalho a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, cuja atuação abrangia todo o Estado de São Paulo.
Atualmente, ele continua trabalhando, agora junto à iniciativa privada, como presidente da Icom Libras, um serviço online de comunicação entre pessoas ouvintes e surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A plataforma traduz conversas em tempo real tanto para corporações, como órgãos públicos e pessoas físicas.
Tetraplégico desde 2007, em razão de um acidente que sofreu ao mergulhar no Mar Adriático, na região da Croácia, o mogiano é reconhecido por suas iniciativas em favor dos deficientes.
Não faz muito tempo, Cid esteve à frente de uma campanha para a inclusão da Acessibilidade como o 18º Objetido de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cid também foi autor, ao lado da advogada Juliana Abrusio, do Guia Prático de Acessibilidade e Inclusão Digital.
Limpeza do Tietê
Durante recente reunião entre representantes do Condemat e do DAEE foram divulgados os prazos previstos para o início das obras de limpeza do rio Tietê entre a Capital e a região de Mogi das Cruzes.
Segundo a equipe técnica do governo, as obras dos lotes que contemplam os trechos entre a Barragem da Penha até Guarulhos e de Guarulhos até Mogi, devem ter início até novembro deste ano, com investimentos em torno de R$ 200 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Já o desassoreamento do trecho entre Mogi e Biritiba Mirim deve ter ordem de serviço emitida no próximo mês, devendo custar cerca de R$ 21 milhões, vindos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Japão e Enem
Os brasileiros e seus filhos que vivem no Japão poderão ter o direito de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em território japonês, caso tenha sucesso o trabalho da deputada Rosana Valle (PL-SP), iniciado durante visita ao Japão.
A medida possibilitaria a inclusão de brasileiros fora do País no ensino superior nacional, uma vez que a distância e o custo dificultam o retorno de jovens estudantes ao Brasil para fazerem a prova.
Em agenda oficial no Japão, Rosana acolheu a solicitação do Consulado Geral e, agora, já de volta ao Brasil, vai encaminhar a demanda ao Ministério da Educação (MEC). A ideia é cobrar do governo federal a criação de ferramentas que permitam o acesso ao Enem em solo japonês.
Flexibilização de visto
Outra medida defendida por Rosana foi tratada com a deputada Obuchi Yuko, vice-presidente do grupo parlamentar Japão-Brasil. Na ocasião, a autoridade japonesa se comprometeu com a flexibilização do visto de entrada para a 4ª geração de descendentes de japoneses (yonseis).
“Cerca de 1 milhão de brasileiros enfrenta dificuldades na obtenção de visto de entrada no Japão. O fim da obrigatoriedade também é válido para japoneses que tentam acesso ao Brasil. Essa é uma pauta importante”, considera a congressista.
Novos trens
O edital do Trem Intercidades para ligar, numa primeira fase, São Paulo a Campinas, e depois a Capital até São José dos Campos, quando poderá beneficiar Mogi das Cruzes, traz algumas curiosidades, no mínimo interessantes e inéditas.
O percurso deverá ser coberto por composições de 12 carros, que poderão ser substituídas por um trem de dois andares, o qual poderá atingir 140 km/ hora.
Outro detalhe: a empresa vencedora da concorrência poderá, “por sua conta e risco”, adotar o sistema de trem sem operador, como já acontece na Linha 4 – Amarela do Metrô.
Segundo o site Via Trólebus, especializado em mobilidade, “caso ocorra a escolha da modalidade pela empresa, será a primeira linha de trem a ter operação driverless em São Paulo, após a introdução em linhas metroviárias”.
Entre as cidades
Ainda conforme o edital, que estabelece as normas de operação para a empresa que vier a assumir o Trem Intercidades, ao lado de cada poltrona do passageiro deverá existir uma tomada 127V, de 60 Hz, com limitação para corrente máxima de 1 ampére e tomadas com entrada USB para carregamento de celulares, dotadas de fio terra e proteção em relação às crianças.
Sobre os assentos fixos, haverá porta-bagagens. No caso de haver opção pelo trem de dois andares, as bagagens terão de ser ajustadas sob os bancos, sem que isso interfira no conforto e comodidade dos passageiros.