Diário Logo

O Diário Logo

Prefeitura de Mogi inicia projeto piloto de escola bilíngue na rede municipal

Alunos da EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci, no bairro São João, em Mogi das Cruzes, recebem desde maio aulas de inglês durante o período de aulas. A escola é a primeira a ser atendida pelo projeto piloto “Escola Bilíngue”, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Com […]

2 de agosto de 2023

Reportagem de: O Diário

Alunos da EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci, no bairro São João, em Mogi das Cruzes, recebem desde maio aulas de inglês durante o período de aulas. A escola é a primeira a ser atendida pelo projeto piloto “Escola Bilíngue”, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Com professoras especializadas, as atividades são oferecidas de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula. 

O prefeito Caio Cunha (PODE) esteve na unidade escolar para acompanhar as atividades dos alunos. “As crianças de Mogi das Cruzes contam uma rede de ensino capacitada, que pensa na formação escolar e cuida do futuro dos alunos. Optamos por investir na Língua Inglesa logo na Primeira Infância, iniciamos o piloto nesta escola, que está fazendo um trabalho incrível com as crianças, e a partir de agora vamos construir esse projeto. Depois de consolidado, o ensino bilíngue será levado para outras escolas”, disse.

A escola atende 99 alunos de Infantil III e IV, o que compreende a faixa etária entre quatro e cinco anos. “Foi muito bonito ver nossos alunos cantando e fazendo atividades em inglês. Trazer um trabalho como este para nossa rede é muito valioso”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami. As aulas são ministradas por duas professoras da rede municipal de ensino com fluência em língua inglesa e experiência em educação bilíngue e em ensino de idiomas.

As professoras atuam em parceria com as titulares das turmas, desenvolvendo o conteúdo em inglês. “Vimos o resultado de uma parceria importante entre as professoras com foco na aprendizagem de nossos pequenos. A gestão da escola também está envolvida e comprometida com este primeiro passo que estamos dando em levar o Inglês para nossas escolas”, observou a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, que esteve acompanhada pela adjunta da Pasta, Marilu Beranger. 

Na unidade escolar, todas as crianças têm de 30 a 50% de sua carga horária total de atividades em inglês. O trabalho é acompanhado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que tem como base o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, padrão internacional utilizado para descrever os resultados da aprendizagem de uma língua estrangeira. As aulas são oferecidas para as turmas nos períodos da manhã e tarde.

Veja Também