PSOL realiza plenária e decide manter apoio a Rodrigo Valverde
O Diretório Municipal do PSOL, reunido em uma plenária deliberativa, neste domingo (2), decidiu, por maioria de votos, se manter integrado ao movimento Mogi da Esperança, que promete dar apoio à virtual candidatura do ex-vereador e advogado Rodrigo Valverde (PT) a prefeito de Mogi das Cruzes, nas eleições municipais do próximo ano. Com isso, o […]
Reportagem de: O Diário
O Diretório Municipal do PSOL, reunido em uma plenária deliberativa, neste domingo (2), decidiu, por maioria de votos, se manter integrado ao movimento Mogi da Esperança, que promete dar apoio à virtual candidatura do ex-vereador e advogado Rodrigo Valverde (PT) a prefeito de Mogi das Cruzes, nas eleições municipais do próximo ano.
Com isso, o partido descartou, de pronto, a possibilidade da candidatura do sindicalista e policial Waldir Fernandes, que se lançou por conta própria para também disputar o cargo de prefeito.
Ao final da votação realizada na tarde de domingo, com a presença e participação de 78 filiados, 60,25% decidiram continuar integrando o movimento Mogi da Esperança, que respalda a provável candidatura de Valverde; 24,35% votaram favoravelmente ao lançamento da candidatura de Waldir Fernandes, enquanto 15,38% optaram pela hipótese de o partido deixar qualquer decisão para a convenção final, que aconteceria somente no próximo ano.
Desde o final do ano passado, a questão envolvendo a sucessão municipal de Mogi das Cruzes vem sendo debatida dentro do PSOL, segundo conta a vereadora Inês Paz.
Desde os primeiros momentos do debate, o partido estaria demonstrando disposição em manter a Frente Democrática Progressista que prevê a união dos partidos de esquerda, em especial o PT e PSOL, que possuem representantes na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Isso significaria o apoio ao virtual candidato petista.
Antes da plenária deliberativa do último domingo, o partido realizou dois debates, um pessoal e outro online, onde os filiados puderam debater a questão interna, que surgiu com o lançamento da pré-candidatura de Waldir Fernandes.
Um manifesto com 131 assinaturas de integrantes do PSOL também deu apoio ao alinhamento do partido com o Mogi da Esperança.
Segundo a vereadora Inês Paz, a decisão dos membros do PSOL ocorreu num momento importante, em que o movimento bolsonarista e a direita já começam a dar sinais de que pretendem disputar as eleições municipais na cidade.
Ela lembra a entrevista do deputado Marcos Damásio (PL) a este jornal admitindo uma possível candidatura, assim como as especulações cada vez mais intensas sobre a possibilidade de lançamento do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB) e até do ex-secretário municipal de Saúde, Teo Cusatis.
“Não se trata de lançamento de candidatura, pois ainda é muito cedo para isso, mas é necessário que os progressistas também ocupem seu espaço para mostrar à cidade e, principalmente, aos futuros adversários, que a esquerda está na disputa e que vamos continuar unificados para estas eleições”, garantiu a vereadora Inês Paz.