Diário Logo

O Diário Logo

Ricardo Abílio volta a Mogi para reassumir Secretaria de Finanças

O advogado e contabilista Ricardo Abílio Rossi Cardoso, o primeiro a ocupar a Secretaria Municipal de Finanças, no início da administração do prefeito Caio Cunha (PODE), está de volta ao cargo. O retorno foi confirmado nesta quinta-feira (6) pelo prefeito e Ricardo deve começar suas atividades a partir da próxima segunda (10), logo após o […]

6 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

O advogado e contabilista Ricardo Abílio Rossi Cardoso, o primeiro a ocupar a Secretaria Municipal de Finanças, no início da administração do prefeito Caio Cunha (PODE), está de volta ao cargo. O retorno foi confirmado nesta quinta-feira (6) pelo prefeito e Ricardo deve começar suas atividades a partir da próxima segunda (10), logo após o feriado prolongado da Semana Santa e Páscoa.

As negociações com o ex-secretário começaram recentemente, a partir do momento em que o William Harada anunciou que deixaria de acumular o comando das secretarias de Finanças e Saúde para ficar com apenas uma das pastas.

Chegou-se a comentar até mesmo sobre uma possível escolha de Robson Senzialli, que cuidou das finanças municipais durante o governo do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD), mas o prefeito atual logo descartou os rumores, alegando que já tinha um nome em vista e que as negociações estavam caminhando positivamente para que o anúncio fosse feito antes do final da Semana Santa.

Ricardo Abílio foi o primeiro a ocupar comandar a Secretaria Municipal de Finanças, durante a administração do prefeito Caio Cunha. Vindo de Ribeirão Pires, ele esteve por mais de um ano à frente do cargo, até que em abril de 2022 anunciou sua saída da Prefeitura, alegando que iria desenvolver projetos pessoais, e que precisava permanecer mais próximo de sua família.

Abilio foi substituído, então, por William Harada, que ocupava idêntico cargo na Prefeitura de Itaquaquecetuba. Lá, ele acumulava o trabalho com a Secretaria Municipal de Saúde.

Harada veio para Mogi e logo acabou ficando à frente de idênticas pastas, num acordo com o prefeito Caio Cunha, que seria cumprido durante certo tempo. Ao se aproximar do final do prazo e após algumas divergências internas na pasta, Harada decidiu deixar Finanças e permanecer somente como secretário de Saúde.

Caio Cunha iniciou, então, a busca por um substituto para Harada e Abílio acabou sendo colocado no circuito, aceitando o convite para retornar à Prefeitura de Mogi, cuja estrutura e funcionamento ele já conheceu mais profundamente, durante o primeiro ano do atual governo.

Quem é

Formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), especializado nas áreas jurídica, contábil eleitoral e contabilidade pública, Ricardo Abílio atua na área contábil privada há mais de 28 anos e na área pública há mais de 8 anos.
 

Foi secretário de Finanças em Mogi das Cruzes e Rio Grande da Serra, ex-diretor de Fomento ao Comércio e Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires e atuou como diretor financeiro e contábil da Câmara Municipal de Ribeirão Pires.

Veja Também