Sucessão municipal já movimenta os bastidores da política em Mogi
Vem repercutindo nos meios políticos da cidade uma foto da feira noturna do bairro do Mogilar da última sexta-feira e publicada numa rede social do vereador José Luiz Furtado (PSDB). Nela, além do próprio José Luiz, aparecem, juntos, o deputado estadual Marcos Damasio (PL), o vereador Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PL) e o […]
Reportagem de: O Diário
Vem repercutindo nos meios políticos da cidade uma foto da feira noturna do bairro do Mogilar da última sexta-feira e publicada numa rede social do vereador José Luiz Furtado (PSDB). Nela, além do próprio José Luiz, aparecem, juntos, o deputado estadual Marcos Damasio (PL), o vereador Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PL) e o ex-prefeito Marcus Melo (PSDB), num encontro onde, a julgar pelos sorrisos, o assunto poderia estar sendo muito animado.
A foto ganhou um significado especial após a recente entrevista de Damasio a este jornal, onde ele comentou sobre as negociações para que Marcus Melo viesse a integrar os quadros do PL local, passando a fazer parte de um grupo político onde sempre estiveram juntos o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) e o presidente nacional dos liberais, Valdemar Costa Neto.
A entrevista chamou atenção porque ao mesmo tempo em que se dizia virtual concorrente à candidatura do PL a prefeito, Damasio falava com entusiasmo da chegada de Marcus Melo, o qual, desde que perdeu a Prefeitura para Caio Cunha (PODE), não esconde de ninguém sua intenção de voltar a disputar o comando do Executivo local.
O que parecia uma incongruência pode estar sendo explicado naquela foto.
Damasio, como presidente municipal do PL, estaria mais interessado no fortalecimento de sua legenda, o que certamente acontecerá, com as possíveis chegadas de Melo e do vereador Furtado, outro que há tempos vem demonstrando insatisfação com os rumos do PSDB e que se mostra cada dia mais próximo dos liberais.
Diante de tudo isso, a fotografia chega a ser emblemática porque mostra um grupo que, em breve, poderá estar acolhido em único partido, que terá de decidir entre seus membros quem será o concorrente direto de Caio Cunha, na luta pela sucessão municipal.
A presença pouco comum de Marcus Melo numa feira livre da cidade foi avaliada como sendo uma tática para ser visto e, por tabela, voltar a ser lembrado, algo indispensável para quem deseja concorrer a um cargo público nas eleições que estão cada dia mais próximas.
Por enquanto, as evidências dessas aproximações estão cada vez mais claras. Sinal de que o processo de definição de virtuais candidaturas à Prefeitura já se encontra em pleno andamento e, embora muitos considerem ainda muito cedo para que isso realmente aconteça, os partidos podem estar buscando decisões antecipadas para dar início ao processo de desconstrução do governo de Caio Cunha, sem dúvida, o nome a ser batido na futura campanha eleitoral da cidade.
Suspeitas
A presença de Robson Senzialli, ex-secretário de Finanças do governo Marco Bertaiolli (PSD), na Prefeitura de Mogi, no último final de semana, fez surgir comentários sobre um possível retorno dele ao cargo, para o lugar de William Harada, que está deixando o comando financeiro do governo Caio Cunha. Segundo apurou a coluna, apesar de Senzialli agradar ao atual prefeito, tudo indica que ele já tem, no bolso do colete, o indicado para o lugar de Harada, o qual deve ser anunciado até o final desta semana.
Mantido
Mesmo deixando a pasta de Finanças do atual governo municipal, o secretário William Harada deverá permanecer no comando da Secretaria de Saúde, que ele continuará acumulando até a indicação de seu substituto.
Segundo o prefeito Caio Cunha, havia um acordo para Harada permanecesse à frente das duas secretarias durante um determinado tempo.
No último final de semana, porém, depois de alguns desencontros dentro da administração área financeira, Harada ameaçou deixar a Prefeitura, mas acabou decidindo cumprir o acordo com Caio e permanecendo somente no comando da área da Saúde.
Proporcionalidade
Entrevistado por este jornal, no último final de semana, o deputado estadual André do Prado (PL), contou em detalhes como foram as negociações para que ele se elegesse presidente da Assembleia com um número mais que expressivo de votos, inclusive com o apoio do PT.
André contou que se comprometeu com os diferentes partidos da Casa de adotar o sistema de proporcionalidade de cargos na Mesa, levando em conta o tamanho de cada bancada. Deu certo.
Da mesma forma como ele usou o Regimento Interno da para decidir sobre o excesso de pedidos de CPIs que se acumularam para ser protocoladas nos primeiros dias de seu mandato. Ele decidiu seguir à risca o que determinam as regras do regulamento. E, novamente, acertou na mosca.
Promessa
Por isso mesmo, o parlamentar promete administrar a Assembleia, durante todo o mandato, com o Regimento Interno debaixo do braço.
“Os políticos precisam ter confiança de que serei presidente dos 93 deputados, irei manter a ordem, mas tomarei medidas sempre cumprindo o que determina o regimento”, afirmou o deputado, sem esconder o seu contentamento com tudo que vem ocorrendo com ele, desde eleição passada.
Ele atribui suas conquistas a “uma missão” que lhe foi dada por Deus, a qual terá de cumprir “da melhor forma possível”. “Estou feliz e agradecido a Deus por tudo isso”, afirmou.
Em obras
Mesmo depois de liberada ao tráfego de veículos, a ligação rodoviária Mogi das Cruzes-Bertioga continua em obras. Não apenas na altura do Km 82, no trecho de serra, onde ocorreu o afundamento de pista, mas em pelo menos outros quatro pontos, onde foram registrados pequenos deslizamentos de aterros durante o período de chuva mais intenso, em fevereiro.
Muros de contenção estão sendo instalados à margem da rodovia para evitar que futuras quedas de barreiras venham a atingir diretamente a estrada.
Sinal de que o governador Tarcísio de Freitas está cumprindo o que prometeu, durante o período em que a estrada esteve totalmente fechada.