Diário Logo

O Diário Logo

UTIs do Hospital Luzia conquistam certificados de qualidade por serviços

Uma pesquisa realizada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), filiada à World Federation of Intensive and Critical Care, em conjunto com a Epimed Solutions, reconheceu a qualidade do serviço prestado pelas unidades de terapia intensiva do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Entre 1.800 unidades hospitalares de todo o […]

27 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Uma pesquisa realizada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), filiada à World Federation of Intensive and Critical Care, em conjunto com a Epimed Solutions, reconheceu a qualidade do serviço prestado pelas unidades de terapia intensiva do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Entre 1.800 unidades hospitalares de todo o País, 158 foram certificadas; e entre elas estavam as UTIs Adultas e Pediátricas do hospital público da cidade, que receberam o selo de “UTI Eficiente – 2023”.

Outra ótima notícia para o hospital, que é administrado pela organização social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), foi a conquista do selo “UTI Top Performer – 2023” pela unidade de terapia intensiva Cardiológica (unidade Coronariana) do Luzia de Pinho Melo.

A Amib e a Epimed Solutions analisaram 180 unidades com perfil cardiológico e 22 receberam o “Top”, que é concedido às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados. “UTI com essas características  contribuem de forma diferenciada  para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade”, informa a Epimed Solutions

O projeto de avaliação e escolha das melhores visa estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs cardiológicas, buscando aprimorar, cada vez mais, a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no País.

A análise leva em conta uma série de indicadores e exigências, entre as quais, as avaliações dos índices de mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e a utilização de recursos.

O presidente Amib, médico Marcelo Maia, afirma que o projeto “valoriza as UTIs que trabalham com qualidade e gerenciam indicadores para que obtenham os melhores resultados”.

Já o diretor clínico do Hospital Luzia, médico Luiz Carlos Viana, avaliou as conquistas num boletim interno da SPDM, como “mais uma conquista do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que desenvolve uma gestão de excelência na construção coletiva de uma saúde pública  digna e com compromisso social”, assegurou.

Veja Também