Diário Logo

O Diário Logo

Vereadora mostra importância da Ouvidoria para a Câmara de Mogi

A vereadora Inês Paz é autora de um projeto de lei que tem por objetivo implantar o serviço de Ouvidoria na Câmara de Mogi. Sua meta é criar um canal de comunicação para que a população da cidade tenha uma linha direta com os vereadores, podendo apresentar sugestões, críticas ou reivindicações específicas relacionadas com a […]

25 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

A vereadora Inês Paz é autora de um projeto de lei que tem por objetivo implantar o serviço de Ouvidoria na Câmara de Mogi. Sua meta é criar um canal de comunicação para que a população da cidade tenha uma linha direta com os vereadores, podendo apresentar sugestões, críticas ou reivindicações específicas relacionadas com a cidade.

O projeto foi considerado objeto de deliberação e está sendo analisado pelas comissões permanentes do Legislativo antes de ser levado ao plenário para ser discutido e votado pelos demais vereadores.

O futuro canal poderá ser acessado pelo site da Câmara. Ali, a comunidade poderá apresentar demandas e acompanhar o andamento de seus respectivos processos.

A Ouvidoria que Inês deseja criar está baseada em seis atribuições básicas, que serão as seguintes:

1 – Receber, analisar e encaminhar, quando couber, as manifestações dos cidadãos, dando-lhes ciência das providências adotadas;

2 – Prestar informações sobre as atividades da Câmara de Vereadores, garantindo o direito de acesso à informação;

3 – Atender ao cidadão ou cidadã de forma imparcial e com tratamento respeitoso, preservando o sigilo das informações, quando necessário;

4 – Propor melhorias no atendimento ao cidadão ou cidadã na gestão dos serviços da Câmara;

5 – Elaborar relatórios e estatísticas sobre as demandas recebidas e encaminhadas, divulgando-as periodicamente;

6 – Promover ações para conscientizar o cidadão sobre seus direitos e deveres em relação à Câmara.

A proposta de Inês estabelece ainda que a Ouvidoria ficará responsável por apresentar um relatório de atividades a cada seis meses, mostrando as demandas recebidas, as providências que foram adotadas e os resultados alcançados.

Como não existem prazos a serem seguidos pelas comissões permanentes da Câmara,também não há prazo definido para que a proposta da vereadora seja levada a plenário para ser apreciada pelos seus integrantes.

Para Inês, com a aprovação de sua proposta, “a Câmara estará dando mais um passo em direção à transparência e participação popular, promovendo uma gestão pública mais democrática e efetiva”.

Ela aposta que o projeto terá o apoio e voto dos demais vereadores, já que se trata de uma prestação de serviço da Câmra para a comunidade de Mogi das Cruzes.

 

Kartista mogiano…

O vereador Otto Flôres de Rezende (PSD) estava relacionado entre os 108 pilotos brasileiros da modalidade Kart, que receberam, no último dia 18, em Brasília, o Prêmio CBA, oferecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo aos corredores que, durante o último ano, conquistaram títulos de campeão ou vice, nos campeonatos regionais da categoria.

 

…é premiado

O mogiano já foi vencedor em mais de uma oportunidade, em disputas realizadas no autódromo de Granja Viana, em São Paulo.

Otto decidiu não participar pessoalmente da premiação para não perder as sessões legislativas, já que o evento aconteceu numa quarta-feira, em plena semana de trabalho.

Companheiros de corrida do mogiano ficaram encarregados de receber e trazer para São Paulo, o prêmio a que ele teria direito.

 

…Memória

O vereador Otto Rezende não é o primeiro político mogiano a se envolver com as disputas de kart.

Nos anos 70, o ex-prefeito Waldemar Costa Filho, um apaixonado por velocidade e por corridas, participou de muitas delas e chegou a construir uma pista, na área onde atualmente se localiza o Terminal Estudantes, no Centro Cívico, que era bastante movimentada, especialmente aos finais de semana, pelos adeptos do esporte na cidade.

 

 Trem e…

O deputado federal Marcio Alvino, presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário da Câmara Federal, tem se empenhado, nos últimos tempos em preparar um esquema de transporte para levar a locomotiva a vapor 353, construída no ano de 1927, conhecida como “Velha Senhora”, que cobria o trajeto Guararema-Luís Carlos, para ser consertada em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, tem outra preocupação atualmente.

 

…estação

Ele espera que vingue a proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a restauração da antiga Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista, também no Vale.

Verdadeiro monumento do início do transporte ferroviário no Estado, o prédio, com paredes de mármore, está em ruínas, após haver sido saqueado por vândalos.

 

O nosso Íbis

A primeira derrota do Atlético Mogi no campeonato da Segunda Divisão estadual (na verdade, o quarto e último patamar do futebol paulista), para o Guarulhos por 2 a 0 virou notícia no jornal Folha de S. Paulo, que trata o time mogiano pelo apelido de “pior time do mundo”, repetindo uma “façanha” que imortalizou, no passado, o pernambucano Íbis.

No ano passado, o Atlético chegou a 54 partidas sem vencer, batendo o recorde negativo do time de Pernambuco. Detalhe: a derradeira vitória da equipe mogiana ocorreu em 17 de junho de 2017: 1 a 0 sobre o Real Cubatense, jogando em Mogi.

O próximo jogo do Atlético será contra o União FC de Mogi, que, em dois jogos no ano passado, fez 15 gols no adversário.

 

De novo

O advogado Marco Soares voltou à carga contra o prefeito Caio Cunha (PODE) nas redes sociais denunciando o abandono de um imóvel do Mogilar, há seis meses alugado pela Prefeitura para receber um centro de bem-estar animal, mas que continua desocupado e sendo vandalizado por invasores que estão furtando peças do local.

Recentemente, Soares ingressou na Justiça contra a instalação de duas grandes lojas na área do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone.

Nos meios políticos, os comentários são cada vez mais intensos sobre uma possível candidatura do presidente do Republicanos de Mogi a algum cargo, nas eleições do próximo ano.

Veja Também