Diário Logo

O Diário Logo

Bertioga e Mogi se reúnem sobre ‘Recâmbio’, mas desistem de entrevista sobre o assunto

O caso ganhou destaque após imagens nas redes sociais mostrando um carro da Prefeitura de Bertioga supostamente deixando pessoas em situação de rua em Mogi

10 de junho de 2024

Imagens de um carro de Bertioga deixando pessoas em Mogi ganhou publicidade nas redes sociais | Reprodução/Instagram

Reportagem de: Josué Suzuki

Depois de uma reunião a portas fechadas, Prefeitura de Bertioga e Prefeitura de Mogi das Cruzes desistiram da participação do programa O Diário Entrevista, comandado pelo jornalista Saulo Tiossi. O objetivo seria promover um debate transparente e o diálogo entre as duas cidades sobre o chamado “Programa de Recâmbio”.

O caso ganhou destaque após imagens nas redes sociais mostrando um carro da Prefeitura de Bertioga supostamente deixando pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes. No dia 1º de junho, o prefeito Caio Cunha (Pode) chegou a repostar o vídeo, que tem quase 60 mil visualizações. Mogi das Cruzes chegou a afirmar que vai acionar o Ministério Público contra Bertioga, conforme reportagem de O Diário.

Para promover o diálogo entre as duas cidades, O Diário Entrevista convidou as secretarias das duas cidades para uma entrevista ao vivo. Mas, no final da tarde desta segunda-feira, 10/6, em nota, as duas cidades desistiram do debate. Confira a nota:

Após uma reunião entre as secretarias responsáveis pela política de assistência às pessoas em situação de rua, onde houve consenso após cuidadosas deliberações dos respectivos órgãos municipais, as prefeituras de Bertioga e Mogi das Cruzes vêm por meio desta informar que optaram por não participar do programa “O Diário”.

O Diário Entrevista é ao vivo nas redes sociais toda terça-feira, às 10h. Após o encerramento, o programa poderá ser assistido no canal do YouTube, onde a gravação ficará disponível.

Sobre a reunião

Também em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi comentou a reunião desta segunda-feira à tarde e avisou que foi marcado um novo encontro entre as duas cidades no dia 26 de junho. Abaixo, a nota na íntegra:

Na tarde desta segunda-feira (10), as prefeituras de Mogi das Cruzes e de Bertioga reuniram-se para alinhamento, cuja pauta foi o programa de recâmbio de pessoas em situação de rua aos municípios de origem, iniciativa praticada pelo município litorâneo.
O encontro contou com a presença de representantes das áreas e departamentos do Órgão Gestor das Secretarias de Assistência Social, gerências do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e Centro POP, além de representantes das DRADS (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social) Grande Leste e Baixada Santista.
Os dois municípios apresentaram as respectivas estruturas e políticas públicas desenvolvidas. Uma nova reunião está agendada para o dia 26 de junho, em Bertioga, para discutir fluxos de trabalho.

O Diário questionou o que havia sido decidido na reunião e o que deverá ser discutido no dia 26. A informação é que Bertioga apresentou como é feito o programa de recâmbio e o próximo encontro será na cidade do Litoral Sul para discutir os apontamentos sobre possíveis soluções sobre o problema.

Caso as duas prefeituras queiram explicar melhor para a população o desfecho desse caso que gerou discussão nas redes sociais, O Diário continua aberto para as entrevistas.

Veja Também