Bispo diocesano e amigos lamentam a morte de Graziela Mota, festeira da Festa do Divino
Pessoas próximas a Grazi estão reunidas no Cemitério Parque das Oliveiras, em Mogi, onde o corpo além de estar sendo velado, também será sepultado
Velório teve início às 8h e o sepultamento será às 14h | Maria Salas
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
A morte de Graziela Mota, vítima de um infarto fulminante aos 61 anos, no final da tarde deste sábado (28), gerou grande comoção entre familiares, amigos e membros da comunidade de Mogi das Cruzes. Graziela havia sido anunciada como festeira da Festa do Divino Espírito Santo de 2025 e também era funcionária pública, além de tesoureira da Associação de Família de Rotarianos do Rotary Club de Mogi. Ela deixa o marido, três filhos e um legado de devoção e serviço à cidade.
O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, lamentou a perda em um vídeo gravado durante sua participação em uma assembleia no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba. “Gostaria muito de estar próximo neste momento, mas, infelizmente, não posso. De longe, uno-me a todos em oração, na amizade e no agradecimento por tudo que Graziela representou para nós. Que Deus a acolha e a recompense com a vida eterna”, declarou o bispo.
Na manhã deste domingo, pessoas próximas a Graziela estão reunidas no Cemitério Parque das Oliveiras, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, onde o corpo está sendo velado e será sepultado, às 14h.
Nas redes sociais, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, lamentou a perda. “Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de Graziela Mota, festeira da edição 2025 da Festa do Divino. Minha oração é para que o Espírito Santo, o Consolador, conforte o coração dos familiares e amigos”, disse o prefeito.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A Diocese de Mogi das Cruzes também expressou suas condolências por meio de uma nota oficial. “Em nome da Diocese de Mogi das Cruzes, manifestamos nossas condolências aos familiares, amigos e à Associação Pró-Divino. Que o Espírito Santo de Deus, consolo que acalma, dê o descanso eterno à nossa irmã Graziela”, declarou.
Além da Diocese, o perfil oficial da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi deixou uma nota de pesar, relembrando o momento em que Graziela, ao lado de seu marido, assumiu a missão de ser festeira para a edição de 2025.
Amiga de longa data
Luciana Inocêncio, amiga de longa data de Graziela, também deixou uma emocionante mensagem nas redes sociais, relembrando os anos de amizade. “Minha querida Gra. Nunca imaginei ter que me despedir de você. Nossa amizade era cheia de sorrisos, sonhos, parceria e muito respeito. Guardarei o seu sorriso mais sincero e meigo. Você era luz na vida de todos nós”, escreveu Luciana.
As duas cursaram juntas a faculdade de psicologia, a qual Luciana relata que era a “tão sonhada profissão.”
Trajetória na Festa do Divino
Graziela Mota e seu marido, João Pedro, foram anunciados como festeiros da Festa do Divino de 2025 em uma solenidade realizada no dia 30 de maio deste ano, na Catedral de Sant’Ana. Na ocasião, Graziela demonstrou sua devoção e responsabilidade com o evento.
“Foi uma surpresa para nós, estamos emocionados e sabemos a responsabilidade que é comandar uma festa como esta. Somos devotos, participamos das Alvoradas e ajudamos na Associação. Vamos dar o nosso melhor para a honra e glória do Espírito Santo”, disse à época.
A Festa do Divino, uma das celebrações mais tradicionais da cidade, teria Graziela à frente em 2025, reforçando seu papel de liderança e dedicação à fé e à comunidade.
Sepultamento
O corpo de Graziela está sendo velado na Sala 1 do Cemitério Parque das Oliveiras, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, neste domingo (29), onde também será sepultado. O velório teve início às 8h e o sepultamento será às 14h.