Casal de pitbulls é abandonado em ponto turístico de Mogi das Cruzes
Animais foram abandonados no início da semana e foram resgatados pela equipe da Zoonoses, na terça-feira (24)
Animais foram abandonados próximo à véspera de Natal | Ewerson Resende.
Reportagem de: Vitor Gianluca
Dois cachorros da raça pitbull foram abandonados no Pico do Urubu, ponto turístico de Mogi das Cruzes, na última segunda-feira (23/12). O caso foi relatado por Ewerson Rezende, presidente do Conselho de Turismo de Mogi das Cruzes (Comtur), que esteve no local e flagrou os animais “bravos e assustados”, na véspera de Natal.
De acordo com Rezende, o casal de pitbulls foi deixado no local no início da semana. “Eu fui no dia 24, por um acaso. Eu fui lá para cumprimentar o pessoal que trabalha lá em cima, que tem os comércios, ambulante, dar um Feliz Natal para eles. Quando cheguei, eu fui surpreendido pelos dois cachorros lá. E eu perguntei, o pessoal do comércio, eles falaram que os cachorros haviam sido abandonados no dia anterior”, relata.
Preocupado com a situação e com um possível ataque dos animais a alguém, Rezende procurou ajuda no Corpo de Bombeiros, na Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, na Patrulha Ambiental e entrou em contato com a prefeitura. A solicitação foi atendida pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que retirou os animais do local na terça-feira (24).
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
De acordo com o relato, os animais estavam com medo e, por isso, tentavam se defender. “Como eles estavam avançando em todo mundo lá, estavam assustados, com fome, com sede, no ambiente que não é o deles, eles estavam muito estressados. Eles atacavam para se defender”, disse. Com medo que o pior pudesse acontecer, Rezende conta que além de chamar a equipe da Zoonoses, inclusive, acompanhou o trabalho prestado pela equipe.
Os animais foram alimentados pela equipe e retirados do local em segurança. Segundo a equipe da Zoonoses, nessa quinta-feira (26), eles foram encaminhados para o Núcleo de Bem Estar Animal (NUBEA), localizado na estrada Santa Catarina, nº 2540, em Cezar de Souza, Mogi das Cruzes (antiga sede da Zoonoses). O momento do resgate foi registrado por Rezende. Confira abaixo:
Rezende chama a atenção para o estado dos cães. “Os animais estavam bem cuidados. Não eram cachorros de rua. Se tratava de um macho e uma fêmea. O macho mais velho e a fêmea aparentavam ser filhote. Quando a Zoonose, quando foi capturada, levou comida, assim que eles viram que era carne, eles baixaram a guarda e comeram”, afirma.
Pico do Urubu
O Pico do Urubu é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local é frequentado por dezenas de turistas ao longo da semana e centenas aos sábados e domingos. Nessa época de final de ano, com as férias escolares, recesso universitário e férias coletivas, o ponto passa a registrar um fluxo ainda maior.
Abandono de animais é crime
O abandono de animais é crime ambiental, previsto na Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, no artigo 32. A pena para o crime é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda de novos animais. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o animal morrer devido ao abandono.