Diário Logo

O Diário Logo

‘Cine Arte II’ exibirá filmes gratuitamente em duas escolas de Mogi

Projeto já esteve presente em oito escolas municipais da cidade e foi visto por 4,5 mil crianças

12 de junho de 2024

Projeto já esteve presente em oito escolas municipais da cidade e foi visto por 4,5 mil crianças | Divulgação

Reportagem de: O Diário

O “Cine Arte II”, projeto itinerante de cinema que tem oferecido oficinas de curta-metragem, sessões de cinema e teatro desde o dia 24 de abril para escolas municipais de Mogi das Cruzes, termina suas atividades com sessões de cinema na E.E. Professora Adelaide Maria de Bastos (Jardim Armênia) nesta quinta-feira (13/6) e na E.E. Dagoberto José Machado (Jardim Bela Vista) nesta sexta-feira (14/6).

Até o momento, oito escolas da rede municipal de Mogi das Cruzes receberam o Cine Arte II, beneficiando 4,5 mil crianças. O projeto ofereceu uma experiência multissensorial para os estudantes, dentro de uma estrutura de cinema inflável gigante, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura.

No espaço foram exibidas curtas de cinema e interações teatrais sobre uso racional da água, energia, reciclagem, meio ambiente e demais temas ligados à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental que, segundo Geraldo Monteiro Neto, técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação foram “relevantes e necessários para os estudantes”.

Ele, que acompanhou o Cine Arte II em uma das escolas, disse que todos ficaram impressionados.

“As crianças saíram encantadas com as atrizes do teatro e a performance, com os curtas exibidos e a beleza do espaço, que é muito acolhedor e aconchegante. Tenho recebido relatos de que em todas as escolas foi a mesma boa impressão. Uma experiência marcante para a maioria dessas crianças, que nunca tinha ido ao cinema”, ressalta Neto.

O “Cine Arte II” é um projeto de responsabilidade socioambiental realizado pela Perfectto Projetos com patrocínio da Niterra do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Ensino Região de Mogi das Cruzes.

Todas as sessões de cinema contaram com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para inclusão.

Veja Também