Concessão prevê troca de passagem de nível em Jundiapeba por túnel; veja os detalhes
Anteprojeto de engenharia também propõe dois acessos para a estação e uma passarela pública para os pedestres
Trajeto do túnel proposto pelo Estado | Imagem meramente ilustrativa | Josué Suzuki/O Diário de Mogi
Reportagem de: Fabricio Mello
A concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevê uma série de mudanças nas estações e entornos – entre elas, o fim das passagens de nível entre as paradas em Mogi das Cruzes. Para a passagem de nível paralela à estação de Jundiapeba, o anteprojeto de engenharia prevê a construção de um túnel rodoviário.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e receba conteúdos de O Diário no Youtube.
A informação foi obtida pelo O Diário, que teve acesso aos estudos realizados pelas equipes técnicas da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo.
Segundo o projeto, o túnel deve estar localizado entre a Estrada Joaquim Pereira de Carvalho e a Avenida Altino Arantes. A recomendação de uma passagem subterrânea ao invés de um viaduto, de acordo com o que consta no projeto, é para garantir “melhor visibilidade da estação”.
Para os pedestres, o anteprojeto propõe a construção de uma passarela pública, ligando os acessos Norte e Sul da estação, localizados, respectivamente, na rua Guilherme George e na avenida Áurea Martins dos Anjos.
Vale ressaltar que os estudos e os anteprojetos disponibilizados pelo Governo de São Paulo não representam a versão final e/ou definitiva das propostas, que podem ser modificadas pela concessionária vencedora do certame – que deve ser realizado em 2025.