Diário Logo

O Diário Logo

Dia dos Namorados deve movimentar comércio no Alto Tietê; veja como presentear o seu amor

Segundo a ACMC, a data comemorativa prevê uma alta nas vendas de 5% a 7% em comparação com o mesmo período de 2023

4 de junho de 2024

Dia dos namorados é celebrado no dia 12 de junho, próxima quarta-feira | Kelly Cristina/Arquivo Pessoal

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

Faltando uma semana para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, empreendedores de Mogi das Cruzes e região já se preparam para atender os clientes e atrair ainda mais consumidores.

Segundo a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), está prevista uma alta entre 5% e 7% nas vendas para o Dia dos Namorados em comparação com o mesmo período de 2023, o que irá contribuir com a economia local. Com esse resultado, a organização evidencia o otimismo do setor para a data, especialmente por causa da queda de temperatura e a chegada do inverno, que devem aquecer ainda mais as compras.

Em entrevista ao O Diário, o economista e coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Braz Cubas, Mestre Antonio Carlos Lima, destacou que os comerciantes estão otimistas para as vendas deste ano.

“Otimistas os comerciantes sempre são e vão explorar ao máximo seus produtos, visando a troca de presentes entre os eternos namorados”, disse.

A fala do economista vai ao encontro das perspectivas da ACMC, que reforçou que o comércio de Mogi das Cruzes se prepara para a data com vitrines temáticas e estratégias de vendas, consolidando-se como um dos principais momentos do calendário varejista.

Outro questionamento levantado ao economista durante a conversa foi sobre a mudança de hábitos dos consumidores diante de problemas enfrentados, como o desemprego. Para Antonio, por mais que haja dificuldades, o Dia dos Namorados representa o “agradar daqueles que estão ao nosso lado”.

“Por mais problemas que enfrentamos, e não podemos esquecer das enchentes do Rio Grande do Sul, o Dia dos Namorados representa sempre o ‘agradar quem está ao nosso lado’. Por mais singelo o presente, sempre existirá”, destacou.

Um dado importante revelado pelo economista são os setores que devem se destacar durante o período do Dia dos Namorados. Na lista, os restaurantes lideram com 19,1%, seguidos por:

  • Chocolates (18,6%);
  • Flores (16,3%);
  • Acessórios (15,5%);
  • Joias e semijoias (14,1%);
  • Bebidas como vinho e espumantes (12,6%);
  • Eletrônicos (10,4%);
  • Livros (9,4%).

Com o levantamento dos setores, O Diário realizou uma enquete nas redes sociais para saber quem já adquiriu o presente para a data e quem se considera “atrasado” com a compra.

De acordo com o resultado da enquete, 33% das pessoas votaram que já compraram o presente para o Dia dos Namorados, e 67% votaram que ainda não adquiriram a surpresa.

Diante da porcentagem maior de consumidores que ainda não compraram o presente, o economista alerta: “A melhor resposta é enfeitar ao máximo sua loja com o tema namorados e ter a maior variedade de produtos à escolha do freguês.”

Empreendedorismo em alta

Com o intuito de aprimorar suas habilidades, a estudante de design gráfico, Érica Tenório Gomes, de 19 anos, residente em Arujá, decidiu se aventurar no mundo do empreendedorismo e contribuir com ideias de presentes para este Dia dos Namorados.

A jovem produziu, inicialmente, alguns modelos de foto estilo polaroid e apresentou para alguns amigos. A partir disso, ela enxergou uma oportunidade de evidenciar ainda mais seu trabalho e crescer durante a data mais apaixonante do ano.

Em entrevista ao O Diário, a estudante ressaltou como está sendo a preparação para vender neste Dia dos Namorados. “Estou enviando para todas as pessoas que conheço a informação sobre a disponibilidade de pedidos.” A estratégia visa deixar evidente a opção de encomenda.

Além disso, para Érica, escolher a data dos namorados para dar início ao seu negócio foi justamente por causa da quantidade de casais apaixonados que gostam de eternizar momentos.

“Percebi que era o momento certo para incentivar casais novos a começarem o hábito de registrar o relacionamento em fotos físicas para que possam ver daqui alguns anos, igual nossas famílias faziam”, ressaltou a estudante.

Apesar do pouco tempo do seu negócio on-line e com a chegada dos desafios, Érica diz que os clientes estão satisfeitos e que o “boca a boca” se torna essencial neste momento.

Ainda durante a conversa, a estudante mencionou que deseja tornar o produto memorável para todos. “O amor é algo que se cultiva diariamente, e nada melhor do que ter fotos para marcar esses dias que fizeram florescer o amor e relembrá-lo.”

Vale ressaltar que a estudante oferece a foto polaroid comum, com valor de R$ 3,00 a unidade. A segunda opção é a foto plastificada com ou sem ímã, com o valor de R$ 5,00 a unidade. Além disso, a cada três fotos adquiridas, o comprador ganha um adesivo com o tema ‘namorados’.

Para realizar a encomenda, basta entrar em contato pelo telefone (11) 94772-0270. As entregas são feitas pela própria estudante.

Mais opções no comércio local

Outro comércio que vem se preparando para a data é a Brás Cubas Papelaria e Variedade, localizada na Vila Jundiaí, em Mogi das Cruzes. A loja já conta com todos os enfeites e produtos para atrair ainda mais os consumidores.

Para Kelly Cristina, dona do estabelecimento, a preparação para a data começou no mês passado. “Em maio já começamos as compras relacionadas a esse mês, deixando nosso estoque pronto. Além disso, por ser uma loja de variedades, nós oferecemos kits de presentes, corações e conseguimos ofertar diversos produtos diferentes para essa data.”

A responsável pelo comércio contou ainda que, durante essa fase, busca estimular os clientes para que eles não deixem para adquirir os presentes em cima da hora.

“Nossos kits são exclusivos e diferentes, além da criatividade que as funcionárias possuem. Tudo isso contribui ainda mais com as vendas”, destacou Kelly sobre as estratégias utilizadas para o período.

Ao fazer uma comparação com anos anteriores, a empreendedora destacou que durante essas datas comemorativas, incluindo o Dia dos Namorados, o público tem aumentado. Para ela, esse aumento reflete o esforço do trabalho publicitário aplicado em cima dos produtos.

“Temos muita mercadoria este ano e fornecedores diferenciados, com produtos ainda mais atrativos. Isso, com certeza, nos deixa com a expectativa ainda mais alta”, finalizou Kelly.

Sobre o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados.

LEIA TAMBÉM

Veja Também