Diário Logo

O Diário Logo

Do sonho à realidade: casais celebram momento especial no Casamento Comunitário

Ao todo, 24 uniões foram oficializadas no último sábado (24) em Mogi das Cruzes; as noivas descrevem a cerimônia como 'inesquecível'

30 de maio de 2024

Estrutura para o casamento foi montada na Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro, em Jundiapeba | Divulgação/PMMC

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

Escolher um vestido de noiva, se arrumar com maquiagem e penteado, e poder entrar em uma cerimônia com local decorado e um bonito buquê de flores está entre os sonhos mais comuns das mulheres. No entanto, os custos de um casamento muitas vezes dificultam a concretização dessas expectativas.

Pensando nisso, no último sábado (24), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fundo Social realizaram mais uma edição do Casamento Comunitário. Ao todo, 24 casais foram contemplados para oficializar a união.

As noivas puderam vivenciar o famoso ‘dia de princesa’, com direito a maquiagem e penteados. Em uma entrevista ao O Diário, uma das maquiadoras e aluna do Fundo Social, selecionadas para participar da cerimônia, Paula Prado, de 48 anos, disse que fazer parte deste momento inesquecível na vida de um casal é maravilhoso.

“O casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, e hoje eles têm o privilégio de formalizar o que tanto esperavam e receber as bênçãos de Deus. Fazer parte deste momento na vida de um casal me faz sentir grata e honrada”, destaca Paula.

Além disso, ela relatou que, como maquiadora, seu principal objetivo é realçar a beleza das noivas e elevar a autoestima, para que elas se sintam bem com sua imagem.

“Não tem preço quando a noiva se vê no espelho e se emociona; eu acabo me emocionando junto”, acrescenta.

Durante a conversa, Paula evidenciou também que não houve padrão de maquiagem, deixando livre a escolha de cada noiva. “Cada uma tem seu estilo e preferência. É o momento dela passar sua personalidade.”

A professora do Fundo Social, Sueli Cardoso, que selecionou as alunas maquiadoras para fazerem parte deste momento, também conversou com nossa equipe. Ela contou que foi a primeira vez que participou do casamento comunitário.

“Foi uma experiência única essa cerimônia, já que foi minha primeira vez participando. Um dia antes, arrumei os materiais e realizamos uma aula de preparação para o evento, para que tudo saísse dentro do combinado”, relata Sueli.

“Ver a alegria das noivas foi muito gratificante. Sabemos que um dia de noiva não é barato, e junto com a equipe, conseguimos proporcionar esse momento tão especial.”

Sueli relembrou também que muitas mulheres nunca tinham se visto maquiadas. “Quando elas se viam prontas, o olhar brilhava. Tudo isso não tem dinheiro que pague, pois é muito gratificante ver a felicidade das noivas”, finaliza a professora.

Para que esse momento saísse como esperado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes ofereceu a estrutura na Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro, em Jundiapeba, incluindo buquê de flores, maquiagem, cabelo, decoração, música (Orquestra Sinfônica), bolo, refrigerante e presentes.

Realização de um sonho

Após esperar por anos, o casal Silvia Sousa, de 50 anos, e Wilson Sousa, de 65, oficializaram a união através do casamento comunitário. Para a noiva, ter a oportunidade de vivenciar este momento foi uma felicidade indescritível. “Foi mágico para nós dois.”

Silvia contou que durante o processo, a parte mais emocionante foi a preparação da maquiagem e do cabelo, além da atenção de cada profissional.

“Tivemos muitos momentos especiais, mas um deles marcou nossas vidas: as trombetas e a música tocada bem na hora da nossa entrada”, expressa a noiva.

Já para o casal Luana Cardoso, de 34 anos, e Lucas Nascimento, de 30 anos, a cerimônia reacendeu a esperança do sonho do casamento.

“Eu e o Lucas namoramos desde 2011 e há dois anos estamos morando juntos, mas sempre tivemos o propósito de casamento. Porém, os recursos sempre foram limitados e adiamos até termos condições de realizar o casamento”, contou Luana.

Para o noivo Lucas, o momento mais emocionante foi a entrada de Luana. Para ela, os preparativos a deixaram ansiosa e muito animada.

Por fim, a noiva destacou como foi bonito ver a união das noivas. “Foi lindo ver uma ajudando a outra. Tinha noiva que não tinha enfeite para o cabelo e as outras se prontificaram a ajudar. A equipe se esforçou para cuidar das noivas de forma única e especial.”

Fundo Social

Para o presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Marcio Maldonado, o Casamento Comunitário é uma oportunidade única para muitos casais.

“O Casamento Comunitário é uma oportunidade única para muitos casais que sempre sonharam em oficializar e celebrar a união, mas por diversos motivos não tiveram condições de realizar isso. É um evento que organizamos com muito carinho, pensando em proporcionar a realização desse sonho para pessoas em vulnerabilidade. A edição deste ano foi impecável, completa, com tudo que os casais anseiam e merecem.”

Veja Também