Diário Logo

O Diário Logo

Escola Clínica TEA é entregue com investimento de R$ 4 milhões

Obras tiveram início em 2022 e a inauguração ocorreu nesta manhã (27); o agendamento para triagem começará em 02 de maio

27 de abril de 2024

É esperado 1,2 mil atendimentos por mês nas áreas pedagógica, psicopedagógica, clínica e de convívio | Reprodução

Reportagem de: Ana Lívia Terribille


A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, localizada no Jardim Rodeio, entre a AACD e a UPA, em Mogi das Cruzes, teve sua construção iniciada em 2022 e foi inaugurada na manhã de hoje (27). O investimento totalizou R$ 4.063.477,73.

O prefeito da cidade, Caio Cunha (PODE), expressou durante a entrega que “minimizar pessoas que são portadoras de deficiência é um absurdo, mas ambientes como esse irão promover não só a inclusão, mas também a conscientização”.

“O autismo não era tão difundido como é hoje. O interessante é que atualmente as pessoas estão dizendo que o ‘autismo virou moda’, mas isso é exatamente o que queremos. Quanto mais as pessoas se identificarem, souberem e se conscientizarem, menos preconceito teremos”, afirmou Cunha.

O prefeito ressaltou ainda que a unidade vai atender a uma demanda crescente. “Vamos preparar as pessoas autistas para serem incluídas em nossa sociedade, seja na educação, no mercado de trabalho ou em qualquer outro lugar.”

CONFIRA VÍDEO:

Na ocasião, os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes também estiveram presentes para prestigiar o evento.

LEIA TAMBÉM:

Sobre a Escola

A unidade será destinada às pessoas com TEA residentes em Mogi das Cruzes, com prioridade para aquelas matriculadas nas Escolas Municipais e nas Creches Subvencionadas nos níveis da Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II e/ou acompanhadas pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP). Todos os atendidos passarão por uma triagem.

O prédio da Escola abriga duas salas destinadas à Terapia Ocupacional, duas para Fisioterapia, quatro para Psicologia, sete para Fonoaudiologia, três para recursos/supervisão, cinco consultórios médicos (neurologista e psiquiatra), uma sala destinada à enfermagem, uma reservada para reuniões voltadas ao treinamento parental, um espaço dedicado aos pais, outro para vivências, uma sala multidisciplinar, duas para a equipe diretiva e mais duas exclusivas para a educação especial personalizada, segundo a coordenadoria de comunicação do órgão público.

Vale destacar que o agendamento para triagem para dar início aos atendimentos começa a partir do dia 02 de maio, pelo telefone (11) 4798-7461.

Veja Também