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Estação Braz Cubas deve passar por ‘reforma de grande porte’ após concessão

Segundo o anteprojeto, infraestrutura da estação está “bastante deteriorada” e é “insuficiente” para usuários e funcionários, o que impossibilitaria a ampliação do equipamento

10 de julho de 2024

Estação Braz Cubas passará a contar com três acessos, dois ao norte e um ao sul | Reprodução

Reportagem de: Fabricio Mello

O projeto de concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM – conhecido como Lote Alto Tietê – prevê uma série de mudanças e investimentos em Mogi das Cruzes e na região. Entre estes, está uma “reforma de grande porte” na estação Braz Cubas.

Segundo apurado pela redação do O Diário, que recebeu acesso antecipado ao anteprojeto de engenharia da concessão, a equipe técnica do Governo de São Paulo determinou que a estação se encontra em um estado “bastante deteriorado”. Por conta do estágio avançado de desgaste, a estação precisaria passar por uma série de intervenções.

“As infraestruturas existentes atualmente na estação são insuficientes, tanto para os usuários, quanto para os funcionários e estão bastante deterioradas. A passagem em nível representa um risco mesmo que apresente adaptações de acessibilidades aos usuários,” detalha o anteprojeto.

A proposta para a reconstrução da estação Braz Cubas começa com o deslocamento do corpo da estação, que deve avançar para a direita. A ideia é que ele continue paralelo à avenida Anchieta e passe a contar com três acessos, sendo dois na avenida Almerinda Vilela Ferreira, ao norte, e um na Anchieta, ao sul.

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Outro ponto da proposta é que as passagens de nível em Braz Cubas sejam substituídas por passarelas. Uma delas, inclusive, deve estar localizada na Almerinda Vilela Ferreira, se tornando um dos acessos para a estação.

Por fim, a reforma da estação também deve afetar o seu entorno, com obras de adaptação nas áreas externas para permitir a criação de pontos de ônibus e vagas de embarque e desembarque. 

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