Idosa desaparece após ir ao mercado em Mogi das Cruzes; moradores temem assalto
Anália desapareceu há mais de uma semana, após ir ao mercado

Anália Maria, de 79 anos, desapareceu em Mogi das Cruzes | Reprodução/Redes Sociais.
Reportagem de: Vitor Gianluca
A idosa Anália Maria, de 79 anos, está desaparecida há nove dias em Mogi das Cruzes. Residente do bairro, Vila Barreiro, no distrito de Jundiapeba, ela foi vista pela última vez no dia 31 de janeiro, quando saiu para fazer compras em um mercado próximo de casa. Desde então, não retornou e ninguém sabe o paradeiro.
Anália passou a morar sozinha após a morte do marido. No dia do sumiço, foi até o mercado como de costume. Segundo funcionários do estabelecimento, ela deixou o local carregando uma sacola de compras, mas não souberam informar para onde ela foi.
A primeira a notar a ausência foi a melhor amiga e vizinha, Iraildes Silva, de 70 anos, que estranhou o silêncio e acionou o enteado da idosa. Ao abrir a residência, ele encontrou tudo no lugar, como se Anália estivesse prestes a voltar para casa.
- Receba notícias de O Diário de Mogi por WhatsApp.
- Inscreva-se no canal de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Com o passar dos dias, a preocupação cresceu entre amigos e vizinhos, que temem que a idosa tenha sido vítima de um assalto. Moradores relatam que usuários de drogas têm frequentado o bairro recentemente, aumentando a sensação de insegurança.
Iraildes conta que a família de Anália mora longe e que existem apenas dois familiares dela na região, em Suzano e em Guararema. Por conta da proximidade com a vizinha, Iraildes pede ajuda para encontrar Anália e pede para quem tiver informações entrar em contato com a polícia ou por meio do telefone pessoal dela, 11 99766-0280.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o caso é investigado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Mogi das Cruzes. Diligências estão sendo realizadas em busca de elementos que auxiliem na localização da desaparecida e no esclarecimento dos fatos.