Diário Logo

Mais de 7 mil candidatos devem participar da primeira etapa do Enem em Mogi

Prova será aplicada neste domingo, com 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e uma redação

2 de novembro de 2024

Candidatos realizam o Enem | José Cruz/Agência Brasil

Reportagem de: Fabricio Mello

Para a primeira etapa do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada amanhã (3), é esperado que 7,3 mil candidatos em Mogi das Cruzes se dirijam aos locais de realização do exame. A informação é de um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

Neste domingo, os candidatos realizarão a prova de Linguagens e Ciências humanas, que é dividida em:

  • 40 questões de Língua Portuguesa;
  • 5 de Espanhol ou Inglês, que varia de acordo com a escolha do candidato na inscrição;
  • 45 de Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia, etc);
  • e uma redação.

LEIA TAMBÉM

Vale lembrar que, em Mogi das Cruzes, os candidatos que farão o Enem terão acesso ao transporte gratuito. Para garantir o benefício, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição do exame, seja impresso ou digital, junto com um documento de identidade com foto. 

O benefício é válido para os trajetos de ida e volta nos dias das provas, sendo válido entre 9h e 13h e entre 18h e 22h.

É importante que os candidatos estejam atentos aos horários, uma vez que o portão dos locais de prova só abre às 12h e fecha às 13h, com início da prova às 13h30. Não é permitida a entrada após o horário de fechamento dos portões.

Enem 2024

As provas do Enem serão realizadas em dois domingos consecutivos. No dia 10 de novembro, segundo dia de prova, será a vez das provas de matemática e ciências da natureza, com 45 questões cada.

Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e, desde 2009, serve como uma das principais portas de entrada para o ensino superior. As notas obtidas no exame podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e em instituições de ensino superior em Portugal que possuem acordos com o Inep.

Veja Também