Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Malu fala da falta de parceria de Caio Cunha e defende Câmara independente

Vereadora mais votada em Mogi das Cruzes, Malu foi entrevistada pelo O Diário e falou sobre sua trajetória e sobre suas expectativas para o segundo mandato

Por Fabricio Mello
08/10/2024 14h32, Atualizado há 11 meses

Malu Fernandes, a vereadora mais votada de Mogi das Cruzes em 2024 | Geovanna Albuquerque/O Diário de Mogi

Totalizando 5.089 votos válidos, Malu Fernandes (PL) foi a vereadora mais votada em Mogi das Cruzes durante as eleições de 2024. Após a realização do pleito no último domingo (6), a vereadora – considerada a mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo – garantiu a sua permanência na Casa de Leis para um segundo mandato. Na manhã desta terça-feira (8), Malu foi entrevistada pelo O Diário, onde falou sobre sua trajetória e sobre as expectativas para 2025.

Um dos pontos discutidos com o O Diário foi a relação da vereadora com a atual gestão, do prefeito Caio Cunha (Pode). Malu, em 2020, foi eleita pelo Solidariedade como parte da base do mandatário na Câmara, mas foi se distanciando da gestão de Caio com o passar do tempo até que, em 2023, votou por um nome “independente” para a mesa diretiva e, em 2024, se filiou ao PL e apoiou a candidatura de Mara Bertaiolli (PL).

“Eu sempre defendi pautas muito claras – como a juventude, Educação, o direito das mulheres – e defendi uma gestão pública eficiente para atender os anseios da população. A partir do momento em que eu vi que a gestão do prefeito atual não estava seguindo esses valores, esses ideais em que eu acredito, eu tomei a decisão de me tornar uma vereadora de independência aqui dentro da Câmara.”

O termo, segundo Malu, é não ficar presa à base, “que vai apoiar sem fazer críticas e apontamentos” ou à oposição, “que faz a ‘crítica pela crítica’”. 

O nosso propósito sempre foi ser independente, então aprovar e comemorar aquilo que faz sentido e ter liberdade para poder criticar”, disse. A transição entre o grupo e a chamada independência, segundo Malu, marcou uma nova fase em seu mandato. 

A vereadora foi questionada, entretanto, se para 2025 há intenção de manter essa independência – visto que, agora, ela passa a integrar a base de Mara na Câmara Municipal. Em sua resposta, Malu disse ter certeza de que manterá o perfil, principalmente por ser algo esperado não só por ela, mas pelo seu eleitorado também.

“O PL sabe como eu me porto. […] Eu espero que a gente tenha conquistas ao lado dessa gestão e que a gente consiga tirar do papel, de fato, muitas ideias e muitos anseios que a gente queria ter tirado neste mandato, mas que não conseguiu por falta de parceria do governo Caio Cunha.”

Projetos para 2025

Entre as propostas que Malu quer dar continuidade em seu segundo mandato, a vereadora ressaltou a ampliação do programa “Viva Seu Bairro”, apresentado por ela como uma conquista da sua primeira legislatura.

O programa consiste em obras e serviços de regularização e revitalização em bairros “vulneráveis”, como foi feito no Novo Horizonte. Malu disse que irá buscar o apoio, principalmente de outros parlamentares do PL na Alesp e na Câmara dos Deputados, para levar o projeto a outros bairros, como Jundiapeba, Vila Nova União e Vila Estação.

Presidência da Câmara

Outro ponto questionado pelo O Diário, tendo em vista a votação conquistada pela vereadora, é se a presidência da Câmara de Mogi das Cruzes está na mira da vereadora.

Malu não negou a possibilidade, mas disse estar “um pouco cedo para pensar nisso”.

“A gente está em conversa com os vereadores, mas seria uma honra para mim ser a primeira mulher a presidir esse posto, que é tão importante e representativo, mas a gente vai pensar no que é melhor para os vereadores e para a Câmara Municipal. Isso passa por uma articulação com os partidos e a ideia é a gente ter uma Câmara independente, mas harmônica com o poder Executivo.”

Mais noticias

Com manifestantes no plenário, Lintz se desculpa e Inês pede adoção de medidas disciplinares

6 receitas práticas e saudáveis com beterraba

5 filmes ótimos que chegam ao cinema nesta semana

Veja Também