Siga em tempo real: o domingo de eleição em Mogi das Cruzes e no Alto Tietê
7 a cada 10 eleitores de Mogi das Cruzes vão às urnas neste domingo (6), ou seja, 338.340 pessoas vão escolher quem vai governar a cidade

Eleições em Mogi das Cruzes e Alto Tietê | Reprodução
Reportagem de: O Diário
Com 18.514 novos eleitores, Mogi das Cruzes vai às urnas neste domingo (6/10), a partir das 8h. O aumento de 5,79% do eleitorado em relação a 2020 coloca praticamente 7 a cada 10 moradores da cidade nessa missão de escolhe quem vai governar a cidade nos próximos quatro anos. São 338.340 pessoas que representam 75,2% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos de faixa etária, 12% do eleitorado, ou seja, 40.578 pessoas, têm até 24 anos. Siga a cobertura que O Diário faz neste domingo.
Eleições: siga ao vivo
- ANTES DE COMEÇAR: Começa o dia mais democrático do ano em Mogi das Cruzes. Para ir às urnas, o eleitor precisa ter em mãos o nome e o número dos candidatos. Reportagem de O Diário tem a lista. Se precisar, leve sua colinha (tem um modelo aqui para você recortar e levar). Não se esqueça de conferir o que levar. O uso de celular, por exemplo, é proibido na hora de votar. À véspera das eleições, a TV Diário realizou um debate com três dos cinco candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes. O Diário também conversou com eles.
- 7H40: Os portões abrem às 8h. Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia da votação.
- PARA IR VOTAR: O dia de votação em Mogi das Cruzes terá transporte gratuito e reforço na segurança (veja aqui).
- 8H: Eleição começa tranquila em Mogi das Cruzes. Em todo o Alto Tietê, 1,2 milhão de pessoas vão às urnas.

- 8h30: Na UBC, a equipe de O Diário constatou eleitores que votam na Coronel Almeida e foram avisados de que teriam que votar no Centro Universitário. Também houve eleitores da UBC que tiverem que se deslocar para votar na UMC. O Diário apura os casos.
- DRONES MONITORAM AS ELEIÇÕES EM MOGI: Viu algum drone por aí? Trata-se de um movimento chamado de “Olhos de Águia”. Cinco empresas especializadas em imagens com drones uniram forças para sobrevoar 40 locais de votação da cidade. O movimento é idealizado pelo consultor e empreendedor Bruno Santos, que se mobilizou voluntariamente “em prol da transparência nas eleições”. Segundo ele, o objetivo é monitorar e prevenir crimes como propaganda ilegal e boca de urna. Bruno conta que possui autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
- NÃO É OBRIGADO, MAS FOI: No Brasil, o voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos. Mesmo assim, o corretor de imóveis Élio Machado Santos, de 70 anos, fez questão de exercer seu papel de cidadão. “É um dever cívico e uma forma de você ter a sua consciência limpa de acordo com sua linha de pensamento e com aquilo que você tem de expectativa para os seus filhos e seus neto“, explica.
- JOSÉ ROBERTO RODRIGUES: O candidato pelo PRTB, José Roberto Rodrigues, chegou por volta das 10h na E.E Prof. Cid Boucault, em Jundiapeba, para votar. Ele disse que estava bem trabquilo na hora. “Nos corredores vi muito apoio dos meus amigos. Então acredito que dará um bom resultado.”

CAIO CUNHA: O atual prefeito e candidato a reeleição pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), votou na manhã deste domingo (6/10) na Escola Estadual Aprígio de Oliveira, localizada na rua Senador Dantas no Centro da Cidade. Ele foi acompanhado da filha, Julia. O candidato compartilhou o momento nas redes sociais. “Vim te avisar que meu voto já está na urna! Eu e a Julia, minha filha, exercemos juntos nosso papel cidadão”

- INDÍGENAS DE MOGI DAS CRUZES: Indígenas da aldeia M’boiji, localizada no bairro Porteira Preta em Mogi das Cruzes, exerceram o direito ao voto nas Eleições Municipais de 2024 neste domingo (06/10). Segundo o cacique/xarumai Luis Wera Djekipé Lima, 26 índigenas da aldeia têm o título de eleitor ativo.

- SHEILA MANTOVANNI: Às 11h deste domingo (6/10), a candidata a prefeitura de Mogi das Cruzes, Sheila Mantovanni (PMN), compareceu às urnas na Escola Estadual Professora Enedina Gomes de Freitas, no bairro Jardim Camila.

- RODRIGO VALVERDE: Candidato a prefeito de Mogi das Cruzes pela segunda vez, Rodrigo Valverde (PT) votou por volta das 13h na Escola Estadual Professora Enedina Gomes de Freitas. no Jardim Camila. Ele mandou um vídeo votando e demonstrou confiança no resultado das urnas e destacou sua expectativa de alcançar o segundo turno.

- MARA BERTAIOLLI: A candidata à Prefeitura do PL, Mara Bertaiolli, votou, por volta das 16h, na Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Mello, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes. A candidata também compartilhou fotos do momento, posando ao lado do marido, Marco Bertaiolli, do candidato a vice, Téo Cusatis (PSD), e da filha Maitê.

- 17h18 – O DIÁRIO AO VIVO NAS ELEIÇÕES: O Diário traz uma cobertura especial sobre as eleições municipais com um programa ao vivo, conduzido pelos jornalistas Josué Suzuki e Fabrício Mello, trazendo informações relacionadas ao que aconteceu de mais importante durante o domingo eleitoral.
ASSISTA ABAIXO
- 17h26 – A repórter Ana Lívia Terribile foi ao Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes para acompanhar o início do processo de apuração dos votos.
- 17h30 – O coordenador do Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes, Marcos Reis, foi entrevistado pela equipe de O Diário e afirmou que o processo de votação seguiu “dentro dos padrões da normalidade”. Ele reforçou, ainda, que, no período matutino, houve uma concentração maior de eleitores nas urnas.

- 17h42 – INÍCIO DA APURAÇÃO EM MOGI: A candidata Mara Bertaiolli (PL) larga na frente na corrida eleitoral. Até o momento, 0,52% das urnas foram abertas. A liberal segue à frente com 69,89% dos votos válidos, seguida do atual prefeito e candidato à reeleição, Caio Cunha (Podemos), que detém 19,21%, e Rodrigo Valverde (PT), com 9,38%.
- 17h57 – INÍCIO DA APURAÇÃO EM SUZANO: O candidato Pedro Ishi (PL) largou em primeiro na corrida eleitoral. Até o momento, 0,42% das urnas foram abertas. O liberal segue à frente com 87,57% dos votos válidos, seguido da vereadora Gerice Lione (Podemos), que detém 9,28%, e Caian Zambotto (PSOL), com 2,63%.
- 18h04 – INÍCIO DA APURAÇÃO EM ITAQUÁ: O atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Boigues (PL), é o primeiro colocado na disputa em Itaquaquecetuba. Até agora, foram abertas 0,52% das urnas. O liberal segue à frente com 89,11% dos votos válidos, seguido do candidato Fabiano do PT, que detém 6,84%, e Adriana do Hospital (PDT), com 2,95%.
- 18h20 – MARA BERTAIOLLI SEGUE À FRENTE EM MOGI: A candidata do PL segue na primeira colocação da disputa pelo Poder Executivo mogiano. Com 9,71% das urnas abertas, ela já obteve 11.732 votos, o que corresponde a 54,79% dos votos válidos, seguida por Caio Cunha (Podemos), que detém 5.966 votos (27,86%), e Rodrigo Valverde (PT), com 3.452 votos (16,12%).
- 19h14 – MARA SE MANTÉM NA LIDERANÇA, MAS CAIO SE APROXIMA: Na atualização mais recente da plataforma, Caio Cunha (Pode) reduziu a distância entre ele e a candidata Mara Bertaiolli (PL), que ocupa o primeiro lugar. No momento, com 20,95% das urnas apuradas, Mara lidera com 24.799 – o equivalente à 51,51% – e Caio Cunha, em segundo, com 14.821 (30,79%) votos. Rodrigo Valverde (PT) segue em terceiro, com 7.999 (16,62%). Sheila Mantovanni ocupa o quarto lugar – com 295 votos (0,61%) – e dr. Roberto Rodrigues caiu para quinto – com 266 (0,47%).
- 19h20 – MAIS DE 30% DAS URNAS FORAM APURADAS: Com pouca mudança nas colocações desde a última atualização, 30% das urnas em Mogi das Cruzes já foram abertas e apuradas pelas autoridades. No momento, o desenho é de um possível segundo turno entre Mara Bertaiolli (PL) e Caio Cunha (Podemos).
- 19h25 – PRIMEIRO PREFEITO ELEITO DO ALTO TIETÊ: Com 37,07% dos votos válidos, Saulo Souza (PP), foi eleito como prefeito de Poá. O candidato deve substituir a atual prefeita, Márcia Bin (União), após uma eleição acirrada contra Diogo Pernoca, que terminou em segundo com 31,96%.
- 19h28 – HOMEM É PRESO POR BOCA DE URNA EM MOGI: A Polícia Militar (PM) prendeu um homem por suspeita de boca de urna na Vila Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes, na manhã deste domingo (06/10). A informação foi confirmada pelo juiz eleitoral Gustavo Belluzzo, no Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes. Segundo o juiz, está foi a única ocorrência de anormalidade registrada ao longo do dia.
- 19h30 – PEDRO ISHI ESTÁ MATEMATICAMENTE ELEITO: Em Suzano, com 76,90% das urnas apuradas, Pedro Ishi (PL) está matematicamente eleito. O candidato conta com 95.188 dos votos válidos, o equivalente a 79,98%, sendo eleito no primeiro turno da cidade.
- 20h11 – PRISCILA GAMBALE É REELEITA PREFEITA DE FERRAZ: Priscila Gambale (Podemos) foi reeleita prefeita de Ferraz de Vasconcelos com 55,75% dos votos válidos, somando 49.546 votos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A apuração foi realizada em tempo real e divulgada pela plataforma do TSE.
- 20h20 – EDUARDO BOIGUES É REELEITO PREFEITO DE ITAQUÁ: Com 91% dos votos válidos, o delegado Eduardo Boigues (PL) foi reeleito neste domingo (6/10) prefeito de Itaquaquecetuba.
- 20h25 – MARA BERTAIOLLI PODE SER ELEITA NO 1º TURNO: Após 96,49% das urnas apuradas em Mogi das Cruzes a candidata Mara Bertaiolli, do PL, segue derrotando o atual prefeito e candidato à reeleição, Caio Cunha (Podemos). A liberal detém, até o momento, 108.832 votos, enquanto que Cunha possui 66.963 sufrágios.
- 20h38 – MARA BERTAIOLLI É ELEITA PREFEITA DE MOGI DAS CRUZES: Mara Bertaiolli (PL) foi eleita, neste domingo (6/10), a primeira mulher prefeita de Mogi das Cruzes, obtendo 51,08% dos votos válidos. A liberal derrotou o atual prefeito e candidato à reeleição, Caio Cunha (Podemos), que ficou em segundo lugar com 31,15% dos votos. Rodrigo Valverde (PT) recebeu 16,60%, enquanto Sheila Mantovanni obteve 0,66% e Roberto Rodrigues (PRTB) ficou com 0,52%.
- 20H52 – EM BREVE O DIÁRIO ESTARÁ AO VIVO COM A PREFEITA ELEITA MARA BERTAIOLLI: O Diário trará, em instantes, uma entrevista ao vivo, no YouTube, com a prefeita eleita, do PL, Mara Bertaiolli. Ela celebra, nesse momento, junto seu marido e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marco Bertaiolli.
