Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi das Cruzes implanta novo Sistema de Alerta para chuvas

Cadastro é gratuito e pode ser realizado via SMS para o número 40199; na ação, o interessado deve informar o CEP da residência

3 de fevereiro de 2025

Novo sistema será implantado na cidade pela Defesa Civil de Mogi das Cruzes | Foto: divulgação/PMMC

Reportagem de: O Diário

A população de Mogi das Cruzes agora dispõe de um novo Sistema de Alerta para chuvas. O serviço foi implantado no município pela Defesa Civil e tem como objetivo informar pontos de atenção e orientações para as regiões afetadas pela chuva. O cadastro no sistema pode ser feito de forma gratuita por meio do SMS. Os interessados em receber o alerta devem enviar uma mensagem para o número 40199 e informar o CEP da residência.

O serviço é semelhante ao realizado pelo órgão do estado de São Paulo, mas o serviço municipal enviará alertas específicos para os bairros e regiões de Mogi das Cruzes, de acordo com as informações das previsões climáticas.

Somente nos últimos três dias, Mogi das Cruzes registrou 164,9 mm de chuva, o que significa mais da metade do total previsto para o mês inteiro na cidade. Como comparação, no mês de fevereiro de 2024, o índice de chuva foi de 239,8 mm durante todo o mês.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes solicitou reforço da Defesa Civil do Estado e, dentro da Operação Verão, mantém o monitoramento dos pontos mais críticos cidade. Neste trabalho, ações estão sendo realizadas em bairros como o Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr. Estes bairros margeiam o Córrego Oropó, que transbordou. A Secretaria Municipal e Serviços Urbanos segue trabalhando no local para desobstruir o córrego e ampliar a capacidade de drenagem.

Até o momento, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para alojamento temporário da prefeitura, com o suporte da Guarda Civil Municipal e de agentes sociais. Dezenas de outras famílias estão sendo atendidas com doações do Fundo Social e equipe de Assistência Social.

Ainda no final da tarde de sábado (1/2), o Fundo Social de Mogi iniciou uma campanha para a arrecadação de água potável, itens de higiene pessoal para adultos e crianças (incluindo fraldas descartáveis) e produtos de limpeza (água sanitária, detergente e sabão em pó). As doações podem ser entregues no Tiro de Guerra ou na sede do Fundo, localizado na Prefeitura de Mogi das Cruzes. O atendimento acontece das 9h às 17h30.

LEIA TAMBÉM

Outras ocorrências

Com as chuvas do final de semana, também foram registradas ocorrências de alagamentos e inundações nos distritos de Jundiapeba e Quatinga, além do Pindorama. A administração municipal também atendeu solicitações referentes a quedas de árvores no Conjunto São Sebastião, Rodeio, Taiaçupeba, Conjunto Nova Bertioga, Taboão e Parque Santana.

Também foi registrado um deslizamento em uma encosta de área verde na rua Guarapiranga, no Jardim Layr. O local foi isolado e o deslizamento não atingiu residências, nem deixou feridos.

Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia.

Veja Também