Diário Logo

O Diário Logo

Mogi promove atividades para a população em conscientização do Maio Amarelo

Ação conta também com palestras e atividades interativas para os mogianos

22 de maio de 2024

O motorista vive, na prática, situações de risco que poderiam acontecer nas ruas e avenidas | Divulgação/PMMC

Reportagem de: O Diário

Nesta quarta-feira (22), as pessoas que passaram pelo Largo do Rosário puderam participar de uma ação do Maio Amarelo de Mogi das Cruzes, o Simulador de Distração. O equipamento, lançado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, chama a atenção para os riscos existentes quando os motoristas utilizam o celular enquanto dirigem.

O equipamento é composto por uma estrutura que representa um veículo, com banco, volante e pedais de acelerador e freio. Em uma tela, um programa de computador simula situações cotidianas do trânsito das cidades, como a circulação de automóveis, motocicletas e pedestres. Durante a atividade, o participante fica com um celular que recebe mensagens. Ao tirar a atenção do trânsito para respondê-las, o motorista vive, na prática, situações de risco que poderiam acontecer nas ruas e avenidas. 

O equipamento será utilizado pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Segurança Viária em sua programação, como palestras em empresas e associações, atividades específicas em locais públicos, entre outros.

Na ação desta quarta-feira, a população também pôde realizar atividades com o Simulador de Embriaguez. Nele, o participante utiliza um óculos que simula os efeitos da bebida alcoólica no organismo e precisa passar por um percurso formado por cones. No final, a pessoa deve acertar uma bola de tênis em um cesto que está próximo. O objetivo é demonstrar como a bebida alcoólica interfere no senso espacial e direção dos condutores e deixar o alerta do risco que isso representa no trânsito. 

Maio Amarelo de Mogi das Cruzes

Durante todo o mês de maio, a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está em diferentes pontos do município, com ações por um trânsito mais seguro e harmônico. A Programação foi iniciada em 2 de maio, com o 2º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, na qual especialistas discutiram aspectos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária. 

Entre os destaques das atividades já realizadas estão a Ação Mais Calma no Trânsito, atividades da Escola Mirim de Trânsito, o Simulado de Emergência, atividades voltadas aos idosos e atividades voltadas a motociclistas. 

As atividades também contam com a participação de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária, o Cresamu, o DER e o Detran/SP.

A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes continua com diversas ações até o final do mês. O encerramento ocorrerá no dia 29 de maio, com a cerimônia de premiação do 4º Concurso de Mobilidade e Educação. Neste evento, também está prevista a presença do Simulador de Distração.

Veja Também