Diário Logo

Mogi recebe Festival de Culturas Pretas e Semana do Hip Hop com programação gratuita

Serão realizadas variadas apresentações artísticas para toda a família, com shows, sarau, oficina entre outras atividades, na região central da cidade

19 de novembro de 2024

O evento do Dia da Consciência Negra promete movimentar a praça em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes, nesta quarta-feira (20) | Divulgação/PMMC

Reportagem de: O Diário

A cidade de Mogi das Cruzes vai ser palco de uma intensa programação cultural durante esta semana, com o 12º Festival de Culturas Pretas e a 10ª Semana do Hip Hop, promovendo uma série de eventos gratuitos para toda a família. As atividades, organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), incluem apresentações musicais, exposições, saraus e oficinas, com foco na valorização da cultura negra e do hip hop.

A programação do 12º Festival de Culturas Pretas começa nesta terça-feira (19), no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, com o sarau do Coletivo Di’Versos, que presta homenagem à escritora Cora Coralina, uma das maiores figuras da literatura brasileira, falecida em 1985. O evento, que é aberto ao público, começa às 19h e promete emocionar os participantes com recitações e performances poéticas.

Já na quarta-feira (20), em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, localizada no centro da cidade, será o palco de uma série de apresentações culturais a partir das 14h. Entre os destaques estão o pocket show da cantora Valéria Custódio, o Suburbaque Maracatu, o grupo Prá Raiá Ngoma, além de apresentações do Combo Sujo e muito mais, criando um ambiente de celebração e reflexão sobre a cultura afro-brasileira.

Na quinta-feira (21), o Theatro Vasques recebe um dos grandes destaques do festival: o show da banda Aláfia, que se apresenta às 20h. Os ingressos para a apresentação, gratuitos, serão distribuídos a partir das 19h na bilheteira do teatro. A banda, conhecida por sua fusão de ritmos tradicionais brasileiros com influências de jazz e música negra contemporânea, promete levar ao público uma experiência única.

Além disso, a exposição “Territórios Pretos”, do multiartista Henrique Versoni, segue em exibição na Pinacoteca de Mogi das Cruzes até 5 de dezembro. A mostra apresenta obras que exploram a identidade e a cultura afro-brasileira, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h.

No sábado (23), a Casa do Hip Hop sedia a 10ª Semana do Hip Hop, evento que celebra a união e a diversidade dos elementos dessa importante manifestação cultural urbana. A partir das 14h, o público poderá conferir apresentações de alunos da Casa do Hip Hop, como a **Jam Session** e shows de MCs, além de performances da banda Combo Sujo. O evento busca integrar artistas, produtores e coletivos da cidade, promovendo a troca de experiências e o reconhecimento da cena hip hop local.

Exposições e Outras Atrações

Além dos eventos do Festival de Culturas Pretas e da Semana do Hip Hop, a cidade também conta com diversas exposições de longa duração, como a “Mostra de Arqueologia”, no Museu Mogiano, e a “Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes”, no Museu Taro Konno. A exposição “166 anos do Mercado Municipal de Mogi das Cruzes” também segue aberta para visitação no Mercado Municipal, e a exposição “Festa do Divino Espírito Santo” pode ser conferida no Museu Guiomar Pinheiro Franco.

Serviço

Todas as atividades do Festival de Culturas Pretas e da Semana do Hip Hop são gratuitas, mas algumas exigem inscrição prévia, como as visitas mediadas à exposição de Henrique Versoni. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail [email protected], ou no site da Secretaria Municipal de Cultura.

20/11 (quarta-feira)
14h às 18h | Dia da Consciência Negra | Praça Monsenhor Roque Pinto de Barro (em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes)
14:00 às 14:30 | Percussão Tradicional da África d’Oeste
14:45 às 15:30 | Prá Raiá Ngoma
15:45 às 16:15 | Pocket show com Valéria Custódio
16:30 às 17h | Suburbaque Maracatu
17:15 às 17:45 | Combo Sujo

21/11 (quinta-feira)
20h | Banda Aláfia | Theatro Vasques (R. Doutor Corrêa, 515 – Centro)
(Retirada de ingressos na bilheteria da unidade – 1 hora antes da apresentação)

Exposição “Territórios Pretos”, de Henrique Versoni
Local: Pinacoteca de Mogi das Cruzes (R. Cel. Souza Franco, 993 – Centro)
Data: de 11 de outubro a 5 de dezembro de 2024
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9 às 17 horas
(Visitas mediadas podem ser feitas com o artista e curador Henrique Versoni às quartas-feiras, é necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail [email protected])

10ª Semana do Hip Hop de Mogi das Cruzes
Local:  Casa do Hip Hop (R. Coronel Cardoso de Siqueira, 48 – Centro)

23/11 (sábado)
14h | Jam Session com alunos da CHH
16h | Show com alunos da Oficina de MC
17h | Show com a banda Combo Sujo

Outros destaques

19/11 (terça-feira)
19h | Coletivo Di’Versos – Cora Coralina (sarau) | Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360 – Centro)

22/11 (sexta-feira)
19h | Formatura das Oficinas Culturais do CAED | Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360 – Centro)

Exposições

Exposição “166 anos do Mercado Municipal de Mogi das Cruzes”
Local: Mercado Municipal (R. Coronel Souza Franco, 440 – Centro)
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h, aos sábados, das 7h às 16h e aos domingos e feriados das 7h às 12h

Exposição de longa duração: Mostra de Arqueologia, Bandeiras Históricas de Mogi das Cruzes, Acervo Permanente
Local: Museu Mogiano (R. José Bonifácio, 516 – Centro)
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Exposição de longa duração: “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – Professora Amália Thereza Manna de Deus”
Local: Museu Professora Guiomar Pinheiro Franco (R. José Bonifácio, 202 – Centro)
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h

Exposição de longa duração: “Acervo dos Pracinhas”
Local: Museu Expedicionários Mogianos (R. Coronel Souza Franco, 735 – Centro)
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Exposição de longa duração: “Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes”
Local: Museu Taro Konno – Parque Centenário (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº – Cezar de Souza)

 

Veja Também