Diário Logo

Secretária justifica renovação antecipada com empresa de ônibus: ‘A nova gestão não teria tempo para fazer nova licitação’

Secretária Miriam Benites, da Mobilidade Urbana, dá explicações para vereadores de Mogi sobre o do contrato com a Princesa do Norte S/A

13 de novembro de 2024

Secretária da explicações na Câmara sobre contrato com empresa de ônibus de Mogi | Fabricio Mello

Reportagem de: O Diário

A secretária Miriam Benites, da Mobilidade Urbana, fala neste momento com os vereadores de Mogi das Cruzes sobre o contrato com a Princesa do Norte S/A, uma das empresas responsáveis pelo transporte público da cidade. A reunião começou às 10h desta quarta-feira (13/11), no auditório da Câmara Municipal. Ela fala sobre o risco da população ficar sem o serviço. “A nova gestão não teria tempo hábil para fazer uma nova licitação”, disse.

A secretária foi convocada para prestar esclarecimentos na Câmara após a Prefeitura de Mogi renovar de forma antecipada o contrato com uma das empresas de ônibus da cidade. O contrato venceria somente no ano que vem. A renovação ocorreu após as eleições e nem os vereadores e nem a equipe de transição do governo eleito foram comunicados.

Segundo ela, o contrato venceria em fevereiro de 2025 e as conversas para a renovação começaram em abril. De acordo com a legislação, a empresa precisava manifestar seu interesse em continuar operando os serviços de transporte coletivo com 180 dias de antecedência, o que foi feito. O questionamento da Câmara, porém, é que ninguém foi avisado.

“Eu não faço parte da equipe de transição pelo gabinete. A minha reunião com a equipe de transição será agora em dezembro, dia 3, se eu não me engano. Aí seria passado tudo”, justificou a secretária. Ela falou ainda sobre o risco da cidade ficar sem o serviço.

“Meu compromisso é com a população. Imagina se eu saio, com o contrato vencendo em fevereiro? Eu tenho essa responsabilidade.”

Miriam Benites disse ainda que nada impede que haja uma nova decisão quando a nova gestão assumir o governo. “No dia 2 de janeiro, por exemplo, se o secretário indicado achar que há alguma coisa irregular no contrato, pode pedir o cancelamento e promover um novo contrato.”

Gestão passada

A secretária da Mobilidade Urbana do atual governo falou ainda sobre oque ocorreu quando Caio Cunha (Podemos) venceu as eleições em 2020. A gestão que estava terminando também renovou contrato com outra empresa de ônibus de forma antecipada. “Em nenhum momento foi questionado a renovação do contrato. Eu era diretora de Transportes na época. O que aconteceu lá é o que a gente fez agora.”

Veja Também