Diário Logo

O Diário Logo

Sesc Mogi apresenta programação especial “Mulheres em Pauta”

O cronograma do Sesc Mogi traz bate-papos com mulheres de destaque do esporte, peças de teatro, show e oficinas

2 de março de 2024

Maria Suelen conquistou quase 60 medalhas em competições internacionais e é atração do Sesc Mogi | Divulgação.

Reportagem de: Vitor Gianluca

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a unidade Sesc Mogi das Cruzes divulgou o cronograma da semana “Mulheres em Pauta”. A agenda tem como objetivo lembrar a força e o protagonismo das mulheres em todas as áreas da vida, inclusive nos esportes.

Abrindo a semana, o Projeto Mulheres Além do Esporte contará com a participação especial de Maria Suellen, com o tema Clínica de Judô, no domingo (10), das 14h às 16h.
A ex-atleta é um dos maiores nomes do judô peso pesado feminino (acima de 78kg). Maria Sulen acumulou três participações em Olimpíadas, dois Jogos Pan-Americanos e nove Mundiais, em mais de 20 anos de carreira. Segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Suelen conquistou quase 60 medalhas em competições internacionais: três em Mundiais (2 pratas e 1 bronze), três em World Masters, 18 em Grand Slams e nove em Grand Prix. Além das medalhas em torneios continentais.

O Projeto Mulheres Além do Esporte traz a partir do mês de março exemplos de mulheres brasileiras, com trajetórias de vida dignas de reconhecimento, a partir de muita dedicação, histórias pregressas e potencialidades presentes e futuras e que se destacam em alguma modalidade do esporte܂Clínica de judô com a ex-atleta Maria Suellen Atlheman.

Outra convidada especial é a paratleta Verônica Hipólito, que apesar de nova (menos de 30 anos de idade) já passou por inúmeros problemas de saúde e adversidade como câncer, AVC e suas consequências como a paralisia de um dos lados do corpo persiste e segue buscando melhorar seus níveis no paradesporto de alto rendimento. Além disso participou como comentarista da rede SPORTV nos Jogos de Tóquio, bem como fundou uma equipe de atletas com deficiência, obtendo bons resultados em competições.

Verônica Hipólito já passou por inúmeros problemas de saúde e adversidade | Divulgação.
Verônica Hipólito passou por inúmeros problemas de saúde e adversidades | Divulgação.

Teatro

História sem tempo que conta o tempo

Com Cia. Patética

Dia 09/3, sábado, das16h às 16h50 

Grátis – Sem retirada de ingressos. 

Cecília, uma menina alegre e muito esperta, adora brincadeiras de meninos… que também podem ser brincadeiras de meninas… Oras bolas! Por que essa divisão? Nesse mundo há muitas coisas difíceis de entender. Por isso mesmo Cecília prefere imaginá-lo do seu jeito. Melhor mesmo, né? O mundo adulto é muito complicado. Como é que pode ter sol, chuva, ventania, frio e calor tudo num mesmo dia?

Shows

Os Escolhidos

Direitos Humanos para Todas

  • Dia 10/3, domingo, das 16h às 17h15;
  • Livre – Grátis.

Composto por jovens imigrantes congoleses, e angolanas, o grupo se uniu para celebrar um pouco da música africana, cantando à capela e valorizando as línguas pátrias: Lingala, Kikongo, Tshiluba e Suaíli. Repertório, diferentes gêneros musicais de seu país de origem, como Rumba Congolesa, Acapela e Zouk, em dialetos africanos.

Formação: Hidras Tuala, Leonardo Matumona, Vangola Augusto, Celeste Dokolo.

Grupo do show "Os Escolhidos" se apresentará no Sesc Mogi | Divulgação.
Grupo do show “Os Escolhidos” se apresentará no Sesc Mogi | Divulgação.

Oficinas e Vivências 

Caminhada PANC

Com Helena Ronchi | Atividade do Sesc Mesa Brasil 

  • Dias 9 e 10/3, Sábado e Domingo, das 10h às 12h 
  • Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade. 
  • A partir de 07 anos 

Evento de caráter educativo e recreativo, com o intuito de propagar conhecimento sobre a diversidade de plantas alimentícias não convencionais presentes em ambientes urbanos e naturais. Durante a caminhada, os participantes tem a oportunidade de aprender sobre as características e usos das plantas, incluindo suas qualidades, modo de preparo, além de sua história e uso na culinária local e mundial.

Histórias para Navegar: Mediação de Leitura 

  • De 2 a 31/3, sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h30 às 14h30. 

A intervenção “Histórias para Navegar” busca transformar pequenos espaços em um oceano de imagens e palavras. Há um barco-livro navegando a procura de pequenos ouvintes e leitores. Esse barco-livro conduzido por duas mediadoras de leitura ao encontrar as crianças e suas famílias farão um convite para ouvir histórias. Um grande tecido azul será estendido para que naveguemos mar a dentro com histórias de aventuras, sonhos e afetos. 

Ginástica Natural

  • Com Gustavo Acauan
  • De 2 a 30 de março, Sábados, das 10h às 11h. 
  • 12 anos, Grátis, Senhas de participação 01 hora antes da atividade.

A Ginástica Natural criada pelo atleta Brasileiro e autoridade em ciências do movimento, Álvaro Romano, fundamenta-se nos movimentos naturais dos animais e do Homem primitivo e na sua relação com o ambiente. Através de fundamentos militares, marciais, ginásticas artísticas, funcionais e yoga

Yogaterapia

Com Cátia de Araujo

  • De 3 a 31 de março, Domingos, das 10h às 11h
  • 12 anos, Grátis, Senhas de participação 01 hora antes da atividade 

Visa trazer maior consciência para o corpo/mente. Utiliza-se um sistema de técnicas psicossomáticas específicas que servem de instrumentos para transformação.

Minha primeira colagem

com Bruna Tayane Lima, artista coladeira

  • Dias 9/3, sábado, das 10h às 12h ou das 14h às 16h;
  • Dia 10/3, domingo, das 14h às 16h;
  • De 05 a 12 anos, Grátis, Senha de Participação 30 minutos antes da atividade;

Em um primeiro momento, vamos conhecer as diferentes partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos. Teremos brincadeiras relacionadas a cada órgão vegetal e, ao final da oficina, as crianças produzirão um quadrinho da natureza com elementos coletados.

Confecção de cesto de bambu

Com Sítio Boa Vista

  • Dias 9/3, sábado das 14h às 16h
  • 12 anos, Grátis, Senha de Participação 30 minutos antes da atividade

Os artesãos explicam como é feita a colheita, o preparo, e o passo a passo para tecer um cesto de bambu. A diferença entre os tipos de taquara e a finalidade de cada uma para a confecção das peças. Cada participante irá produzir seu próprio cesto.

Veja Também