Diário Logo

Vereadora de Mogi repudia episódio da cabeça de porco no clássico paulista

Nas redes sociais, Fernanda Moreno (MDB) diz que a provocação transcendeu a rivalidade e que foi uma afronta à dignidade animal

5 de novembro de 2024

Fernanda Moreno (MDB), vereadora de Mogi, repudiou o episódio de provocação nas redes sociais | Divulgação/CMMC

Reportagem de: Vitor Gianluca

A vereadora Fernanda Moreno (MDB), reeleita em Mogi das Cruzes, utilizou as redes sociais nesta terça-feira (5/11), para repudiar a atitude de um torcedor que atirou uma cabeça de porco no gramado, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, desta segunda-feira (4/11), na Neo Química Arena, em Itaquera. Em nota, a ativista e defensora da causa animal afirma que o ato é uma afronta à dignidade animal.

A manifestação de Moreno aconteceu após uma cabeça de porco ser arremessada em campo durante o primeiro tempo do jogo entre Corinthians e Palmeiras. A carcaça foi retirada pelo atacante Yuri Alberto, para que a partida prosseguisse. Confira as imagens do episódio abaixo:

Após a partida, dois suspeitos foram detidos, mas negaram envolvimento com o crime e foram liberados. Nas redes sociais, um homem assumiu ser o autor do arremesso, publicando um vídeo em que aparece com a cabeça de porco dentro de um saco e dizendo que a levaria ao jogo. Ele usou filtros para esconder o rosto nas postagens.

Vereadora de Mogi se posiciona

Reeleita em Mogi das Cruzes, com 3.407 votos nas eleições municipais de 2024, Fernanda Moreno (MDB) publicou nesta terça-feira (5/11), uma nota de repúdio conta a atitude do torcedor, além de questionar o acesso dele com o objeto no estádio. Confira o texto compartilhado por ela nas redes sociais:

“É com muita indignação que venho me manifestar sobre o ato inaceitável de um torcedor que jogou uma cabeça de porco no campo durante o jogo entre Corinthians e Palmeiras. Esse gesto não é apenas uma falta de respeito ao ambiente esportivo, mas também uma afronta à dignidade dos animais.

Ai, fica a pergunta, como esse que se diz torcedor conseguiu entrar no estádio com uma cabeça de porco?

Como protetora dos direitos dos animais e vegetariana, não posso calar diante de tamanha barbaridade. O que aconteceu ontem transcende rivalidade esportiva; é um reflexo de uma cultura que ainda não aprendeu a valorizar a vida, independentemente de espécie. Um ato que não traz nada além de violência e desrespeito, perpetuando a ideia de que os seres vivos podem ser tratados como objetos, descartáveis e sem valor.

É urgente que repensemos nossas ações e a forma como nos relacionamos com os animais. O futebol deve ser um espaço de celebração, união e respeito, e não um palco para demonstrações de crueldade. Pedimos, portanto, que as autoridades tomem as medidas cabíveis contra esse tipo de atitude e que os verdadeiros amantes do esporte se unam contra a violência.

Vamos lutar por um mundo onde o respeito à vida animal seja prioridade, onde atos de violência e desumanização não tenham lugar”, diz Fernanda Moreno (MDB).

Veja Também