Diário Logo

Centro universitário de Suzano toma medidas após episódio de importunação sexual

O centro universitário informou que desde o ocorrido na última semana, a reitoria vem tomando providências relacionadas à ampliação e revisão de todos os protocolos de segurança

26 de agosto de 2024

Suspeito foi flagrado tentando deixar o banheiro e acabou detido no local | Reprodução/Google Maps

Reportagem de: Vitor Gianluca

Após um homem ser preso em flagrante ao gravar uma aluna dentro do banheiro do centro universitário Unipiaget, campus Suzano, a universidade recebeu, nesta segunda-feira (26), uma comissão de alunos para traçar estratégias de melhorias no bem-estar e segurança. Segundo a instituição, desde o episódio, doze novas câmeras de monitoramento foram instaladas.

O caso aconteceu na terça-feira (20), quando a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a ocorrência de importunação sexual. Um homem (26) estaria no banheiro, gravando uma aluna. Ele foi detido ao tentar deixar o local e até a chegada da viatura.

Segundo a nota da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a vítima, de 27 anos, estava usando o banheiro da instituição e, em dado momento, percebeu a câmera do celular do agressor gravando-a.

Em nota, ao centro universitário afirmou que desde o incidente ocorrido na última semana, a reitoria vem tomando providências relacionadas à ampliação e revisão de todos os protocolos de segurança. Doze novas câmeras de monitoramento foram instaladas em frente a todos os banheiros e também nas escadas internas de emergência. Outra medida adotada pela instituição foi a formação de uma Comissão Disciplinar Extraordinária, que começará a ouvir todos os envolvidos ainda nesta semana. 

Conscientização

Também nesta segunda-feira (26), durante o intervalo, estudantes organizaram um ato de conscientização pacífico com a participação de alunos de diversos cursos, professores, colaboradores e reitoria.

Ainda nesta manhã, também foi realizada a primeira reunião entre a reitoria e a Comissão Estudantil do Bem-Estar do Aluno, formada por alunos de vários cursos, com o objetivo de apresentar ideias para melhoria na segurança e na comunicação na instituição.

Dentre as propostas apresentadas, algumas serão imediatamente implantadas: melhora na identificação da comunicação visual dos sanitários masculino e feminino, instalação de lacres de segurança no acesso às escadas de emergência, possibilitando o uso apenas em situações de emergência, conscientização da importância na participação da comunidade acadêmica na caminhada da Patrulha Maria da Penha pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que será realizada no próximo sábado, além de criação de um ciclo de palestras de conscientização sobre o assunto. 

“Reforçamos nosso compromisso em fazer uma gestão participativa sempre ouvindo os alunos, para criar um ambiente ainda mais seguro e debem-estar para todos”, enfatiza o reitor Marcus Rodrigues.

O reitor reafirmou o posicionamento do Unipiaget sobre o assunto. “A instituição repudia qualquer tipo de ato atentatório à dignidade, privacidade ou que possa causar constrangimento a qualquer indivíduo dentro ou fora de seu campus universitário. Atos e condutas de qualquer natureza discriminatória ou que causem constrangimento não são tolerados por nossa instituição, sendo que eventual conduta neste sentido será devidamente apurada para adoção das medidas cabíveis, sempre priorizando a proteção e o acolhimento de toda nossa comunidade acadêmica”, finaliza Rodrigues.

Veja Também